O mais recente levantamento sobre vendas de televisores confirma o que já se especulava: os TVs LCD com backlight de LED vieram mesmo para ficar. Segundo a DisplaySearch, uma das empresas mais confiáveis nesse tipo de pesquisa, o aumento nas vendas foi espantoso nos últimos meses. Os dados dos principais mercados mundiais indicam que de um ano para cá foram vendidos 780% mais displays desse tipo, considerando as três categorias de produto para as quais essa tecnologia foi criada: TVs, monitores de computador e notebooks. Claro, o número-base é baixo, porque há um ano quase não havia oferta de leds no mercado. Mesmo assim, a velocidade do crescimento é extraordinária.

Diz ainda o estudo que a maior parte do aumento (63%) ocorreu agora, nos três primeiros meses de 2009, justamente quando a recessão atingiu o setor no mundo inteiro. A previsão é de que até o final do ano os leds já ocupem 25% do mercado mundial! A Samsung, que saiu na frente, é hoje a empresa que mais vende esse tipo de display, mas Sharp e LG devem crescer ao longo do segundo semestre (curiosamente, a pesquisa não cita a Sony, que até já lançou um modelo no Brasil).

Bem, é bom lembrar que os dados se referem ao mercado como um todo, sem distinguir entre vendas de TVs, monitores e notebooks. E é neste último segmento que o fenômeno se registra com mais força: o aumento na procura por netbooks – os computadores ultra-compactos e mais baratos, que praticamente só utilizam displays de led – impulsiona essa tecnologia. Resta saber se os fabricantes irão ganhar dinheiro com isso, pois já há quem diga que netbook dá prejuízo a quem o produz. Será mesmo? 

Para entender melhor o que significa essa mudança, recomendo este artigo. E para ver a pesquisa em detalhes, este link.

1 thought on “LEDs: confirmando a tendência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *