Categories: Uncategorized

De olho no Procon

Levantamento publicado pelo Estadão no último sábado confirma o que já se sabia, agora com números oficiais: os serviços de telecomunicações no Brasil são os campeões em queixas da população aos Procons. Claro, não é novidade. Já foi denunciado centenas de vezes. Só que agora o governo decidiu agir. O Ministério da Justiça enviou relatório à Anatel pedindo explicações, com cópia ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público Federal, que terão de se pronunciar. E, já a partir desta semana, deverão ser tomadas medidas concretas contra as operadoras.

“De cada três consumidores, um foi ao Procon por causa dos serviços de telecomunicações, e o mais grave é que as reclamações se repetem ao longo dos anos”, diz o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita. Segundo ele, a repetição das queixas revela que as empresas não estão interessadas em resolvê-las. “Diante da complexidade tecnológica, é razoável que existam problemas, mas não faz sentido que persistam os mesmos problemas ao longo do tempo. Há uma decisão empresarial de não enfrentá-los.”

Vamos ver até onde vai o poder de Morishita. Os consumidores agradecem.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Muito bom trocadilho do segundo período "Claro, não é novidade." Pior que sou cliente desta e no advento da compra de um celular (havia perdido o meu numa viagem), passei por uma odisséia. Foram duas horas de espera e somente quando fui atendido fiquei sabendo que apesar do preço convidativo não tinham o aparelho da maçã em pronta entrega e tampouco previsão de quando chegaria. Tudo isto na maior loja que, em vésperas de datas comemorativas, chega a vender mais de 100 aparelhos por dia. Noves-fora, foram mais duas horas de negociação para conseguir um aparelho que não me atraía gratuitamente.

    Além das maiores taxas de juros reais, um spread de eterna crise financeira, um acesso à Internets mais lento e caro do mundo, taxas telefônicas aviltantes, podemos também nos "desorgulhar" do mais reclamado serviço brasileiro, a telefonia. Abs.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago