Categories: Uncategorized

Blu-ray compensa ou não compensa?

     A revista Veja diz, em sua edição desta semana, que comprar um player Blu-ray não vale a pena. Motivos: o custo do aparelho e dos discos é muito alto, e hoje já é possível baixar filmes da internet. A revista cita como fontes “especialistas” que não são identificados – com exceção de Henrique Martin, “especialista em tecnologia e processamento de dados”. Segundo ele, “o DVD será o formato predominante por pelo menos seis anos, já que funciona bem em cerca de 90% dos televisores do mercado e o preço dos discos é mais acessível”.

     Cito a reportagem aqui a propósito das polêmicas que tivemos esta semana sobre a qualidade dos TVs, as vantagens do Blu-ray e os testes publicados nas revistas especializadas. Vejam que a polêmica tem sua razão de ser. A maior revista do Brasil simplesmente sentencia – com base na opinião de um “especialista” – que o Blu-ray não compensa; enquanto isso, dezenas de pessoas trazem diariamente seus players na bagagem, quando voltam de viagens ao Exterior; outros tantos os encomendam aos seus fornecedores de confiança; e as vendas do produto nas lojas não param de crescer. Na redação da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, recebemos todo dia inúmeras mensagens com dúvidas sobre como ajustar melhor o Blu-ray para obter dele o máximo rendimento. E comunidades como o Home Theater Forum, com seus 40 ou 50 mil usuários cadastrados, não cansam de trocar informações sobre o assunto. Então, compensa ou não compensa?

     A resposta, acho que todos que nos lêem aqui já adivinharam. Claro que compensa, se você aprecia uma excelente qualidade de imagem, gosta de ver filmes e shows em casa e possui um TV Full-HD (ou está disposto a investir em um). Não compensa, se você tem outras prioridades na vida. Ou se é daqueles fanáticos que não se incomodam de montar uma parafernália eletrônica e esperar horas para baixar filmes da internet em alta definição. Evidentemente, os três tipos de consumidor existem e têm suas razões. É por isso que, quando testamos um produto, não gostamos de ditar normas nem sentenças acabadas: compre isso, não compre aquilo. O leitor inteligente sabe que não é assim que as coisas funcionam, e tem o direito de escolher, sem imposições.

Fico imaginando quantos leitores de Veja estão desistindo de comprar um Blu-ray por causa dessa reportagem. Seguir esse tipo de conselho é que não compensa!

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Os vários depoimentos comprovam que os "especialistas" da Veja não sabe nada sobre o Blu-ray e é espetacular a imagem e som numa Full HD e que atualmente a única causa porque o Blu-Ray ainda não ficou popular é o preço do discos pois os players já estão a mil reais e quanto chegaram há 3 anos atrás tinha até de 5 mil reais.
    Se compensa ou não compensa, quem fala é o bolso de cada um, e não "especialistas" influenciando o consumidor com suas tendências maliciosas que muitos não sabem mas por trás das reportagens às vezes corre muito $$$$$$$$$$$$$$$$$$$ prá esse ou aquele fabricante.

  • esse e um altentico ze ruela com toda a expressao da palavra no carro dele com certeza ainda deve usar fita cassete

  • Muito interessante as opiniões a favor dessa nova tecnologia. Como toda nova tecnologia, é cara. O pobre do consumidor tem que pagar os altos investimentos em desenvolvimento tecnológico e o lucro dos fabricantes. Quem está nadando em dinheiro não se importa em pagar altos preços para ter acesso a esta tecnologia e a partir dai a considera imprescindível para o seu bem estar. Querer o melhor não significa ter que pagar o que pedem por um produto que não no fundo não tem tanta tecnologia assim, é apenas um aprimoramento de técnicas já existentes.
    Os especialistas tem razão em achar que não vale a pena pagar por uma coisa que é vendida como novidade, mas não é!
    Vamos esperar baixar os preços. Lá nos States os preços já estão despencando.
    Aqui será em breve.

  • Acho que a revista veja esta coberta de razao.È um absurdo vc comprar um home teather de ultima geraçao hoje e em poucos meses parece que ta obsoleto.So pra exemplificar falo do hdmi 1.3 que ja vai ser substituido pelo 1.4.Haja dinheiro e o que era uma maravilha já nao é tao bom.

  • Sou Técnico em Manutenção de Aeronaves e tecnologia é o meu dia-a-dia.

    Um colega de trabalho, questionou-me sobre o que é blu-ray e o porquê de eu ter "gastado tanto" comprado um, juntamente com uma TV full hd.

    Respondi com a seguinte pergunta: Por quê você coleciona carros antigos como opala, comodoro, etc?

    Daí ele, inteligentemente, percebeu que gosto é uma das características peculiares a cada ser, e que realmente não se discute.

    Estou absolutamente satisfeito com meu conjunto (blu-ray e tv full hd)... Só percebo que, infelizmente, nem todas as mídias gravadas por hora, apresentam aquele efeito OOOHHHHH!!!!!

    Carlos Júnior

  • Ou seja, das mídias que possuo em blu-ray, apenas 60% são espetaculares, 30% são compatíveis com o DVD (sem grandes melhoras, acho que pelo fato de terem sido remasterizadas) e 10% inferiores à qualidade de um DVD.

    Levando-se em consideração que meu acervo é pequeno e que apenas uma mídia faz grande diferença nesta porcentagem.

  • Valeu a pena e como valeu. Acabei de comprar uma tv led e um blu ray a experiencia de assistir um filme ou um show é excepcional,tudo de bom.

  • Não tenho um blu ray,ainda.
    Mas é obvio que ele veio para ficar.
    Quem não gosta de realismo e beleza em um tv?
    O que tenho assistido via net (demonstrações dos blu ray) é maravilhoso.Nada fica absoleto de um dia para o outro.O importante é procurar um aparelho que tenha o que realmente você irá utilizar.Compra bem planejada,te dará a paz de saber que não vai trocar tão rápido assim!O meu futuro blu ray está em falta no mercado e estou esperando ele aparecer o da marca LG.E , enquanto ele não vem,já vi e revi ,o manual de todos e me informei ,item por item e sei que quando eu o adquirir vou ficar super feliz.
    E parabéns para aqueles que já o possuem.

  • Não há dúvidas de que daqui a pouco tempo o blu-ray será predominante no mercado, porém não momento NÃO VALE A PENA investir em tal tecnologia. Os preços ainda não abusivos e para você tirar o máximo proveito do blu-ray é necessário investir em pelo menos uma TV Full (isso caso você não queira comprar um Home Theater também). Agora se você tem grana e não se importa em gastar muito, aí já é outra história...

  • TENHO UMA TV HD READY, MAS NÃO É FULL HD, GOSTARIA DE SABER SE POSSO CONECTAR UM LEITOR DE BLUERAY NELA.

    • Olá Jorge, ligar você pode, mas não espere obter imagens Full-HD. A resolução será limitada à máxima atingida pelo televisor. Ou seja, você não terá toda a qualidade de imagem dos discos Blu-ray. Abs. Orlando

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

3 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago