Categories: Uncategorized

Blu-ray compensa ou não compensa?

     A revista Veja diz, em sua edição desta semana, que comprar um player Blu-ray não vale a pena. Motivos: o custo do aparelho e dos discos é muito alto, e hoje já é possível baixar filmes da internet. A revista cita como fontes “especialistas” que não são identificados – com exceção de Henrique Martin, “especialista em tecnologia e processamento de dados”. Segundo ele, “o DVD será o formato predominante por pelo menos seis anos, já que funciona bem em cerca de 90% dos televisores do mercado e o preço dos discos é mais acessível”.

     Cito a reportagem aqui a propósito das polêmicas que tivemos esta semana sobre a qualidade dos TVs, as vantagens do Blu-ray e os testes publicados nas revistas especializadas. Vejam que a polêmica tem sua razão de ser. A maior revista do Brasil simplesmente sentencia – com base na opinião de um “especialista” – que o Blu-ray não compensa; enquanto isso, dezenas de pessoas trazem diariamente seus players na bagagem, quando voltam de viagens ao Exterior; outros tantos os encomendam aos seus fornecedores de confiança; e as vendas do produto nas lojas não param de crescer. Na redação da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, recebemos todo dia inúmeras mensagens com dúvidas sobre como ajustar melhor o Blu-ray para obter dele o máximo rendimento. E comunidades como o Home Theater Forum, com seus 40 ou 50 mil usuários cadastrados, não cansam de trocar informações sobre o assunto. Então, compensa ou não compensa?

     A resposta, acho que todos que nos lêem aqui já adivinharam. Claro que compensa, se você aprecia uma excelente qualidade de imagem, gosta de ver filmes e shows em casa e possui um TV Full-HD (ou está disposto a investir em um). Não compensa, se você tem outras prioridades na vida. Ou se é daqueles fanáticos que não se incomodam de montar uma parafernália eletrônica e esperar horas para baixar filmes da internet em alta definição. Evidentemente, os três tipos de consumidor existem e têm suas razões. É por isso que, quando testamos um produto, não gostamos de ditar normas nem sentenças acabadas: compre isso, não compre aquilo. O leitor inteligente sabe que não é assim que as coisas funcionam, e tem o direito de escolher, sem imposições.

Fico imaginando quantos leitores de Veja estão desistindo de comprar um Blu-ray por causa dessa reportagem. Seguir esse tipo de conselho é que não compensa!

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • os caras sabem que o bluray já dominou o mercado mas não querem dar o braço a torcer.
    as locadoras de filmes da minha cidade já estão colocando os discos de dvd a venda , e substituindo todos os filmes em dvd por bluray disc

  • Blue ray vai detonar, principalmente pelo fator qualidade, e para vc baixar um filme com essa qualidade na internet nos dias atuais demora muito, vale mais a pena alugar a media.

  • Após comprar um aparelho Blu-ray da LG pelo site das casasbahia, de tão ansioso, comprey o Blu-ray "Onze Homens e outro segredo", mas não observei que a anotação era de 1080i...Quando chegou fiquei muito feliz com a imagem e som, são ótimos, mas o que eu não sabia era que o aparelho tem uma função de nome estranho "UpScalling"(acho que é assim mesmo que escreve - que faz com que a imagem de um DVD comum passe, também, a ser exeibida com 1080i, quando a qualidade máxima permitida pela aparelho e pela TV é de 1080p, mas até hoje não consegui encontrar nenhum Blu-ray para locar, com essa qualidade e, óbio, não quero pagar para testar.

    Não tive como mensurar o SOM, mas acredito que também tenha melhorado bastante, até porque meu Home Theater não é dos piores...VALE A PENA...

  • Não tenho hoje um blu-ray, pois vendi o meu. O aparelho em si é barato mesmo... O blu-ray ja está obsoleto à pelo menos 2 anos . Existem alternativas e de melhor definição , utilidade e menor custo , vide apple tv google tv e outrox boxes , ou mesmo serviços oferecidos por tvs a cabo como gvt. Definição da imagem é ótima em um blu-ray , claro. Mas será que vale a pena pagar R$ 59 em um blu-ray ? Eu tenho dinheiro pra isso, mas gosto de ganhar dinheiro e não o contrário. Brasileiro acha que ser chique é pagar caro nas coisas... Comecem a olhar nos sites da applestore e outros o custo de um filme. Sem comparação. Aliás muito conteúdo pelo qual pagamos na tv à cabo é disponibilizado de graça nos EUA e Canadá. Enquanto isso na terra tupiniquim a gente espera alguns meses a mais para o blu-ray chegar na locadora... E tem mais se a sua tv é até 42 polegadas .. não está perdendo grande coisa com um DVD. Você só sentirá a diferença mesmo em grandes telas. Pensem também que o conteúdo hoje é muito mais voltado a séries e outros tipos de programas que são transmitidos por temporada , ou seja .. você vai comprar um blu-ray de cada temporada ou comprar o episódio online ? Ahhh Esqueci que o Brasileiro também topa pagar caro pra ter uma conexão de 2 mega... PELO AMOR DE DEUS , SERÀ QUE ESSE POVO TEM ESPERANÇA ?

  • Orlando, sou formado em publicidade e ao longo do curso tive muitos debates que nos influenciavam a ter nossas próprias opiniões, abrindo "nossos olhos" contra este mundo de Zumbi que veículos com a Veja e Globo criam.
    Você como jornalista sabe como são estes debates
    Esta reportagem realmente não tem nada a ver.
    Eu comprei este Blu-Ray http://www.megamamute.com.br/Blu-ray-Player-BD550-LG-353598.aspx/p que chegará dentro de 20 dias.
    Comprei porque sei que a definição de um aparelho deste é infinitamente superior a um DVD.
    Agora, imagina se eu fosse um "cabecinha fraca” que fosse influenciado pela Veja, eu ia querer meu dinheiro de volta e ia dar uma baita dor de cabeça para este site para trocarem meu produto.

    Gostei muito da sua linha de raciocínio e apoio você nesta luta contra esta sociedade de controle que é conduzida por estes meios de comunicação de massa.

    • Olá Renato, obrigado pelas palavras e também por ser leitor do blog. Abs. Orlando

  • Não vejo nada de errado com esta matéria da Veja, pois a mesma foi direcionada aos eleitores do PT, que enxergam tudo em baixa resolução !! KKKKKKKK

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

5 dias ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

6 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

2 semanas ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago