Categories: Uncategorized

Como comprar um TV (4)

Continuando a série sobre cuidados na escolha de TVs, um outro aspecto que costuma gerar muita confusão é a questão do formato de tela – alguns chamam “relação de aspecto”, expressão que particularmente considero horrorosa; é uma tradução literal do inglês “aspect ratio”, mas que em português dá uma outra conotação a um tema que por si só já é bem complexo.

Bem, o que importa é o sentido do termo. Refere-se às medidas verticais e horizontais da tela, ou seja, largura x altura. Como se sabe, o formato tradicional da televisão (desde sua invenção) é o que chamamos 4:3, ou “tela cheia”. Dividindo os dois números, temos 1,33333… Tecnicamente, essa é a proporção da tela nos TVs convencionais. Acontece que a tela de cinema tem proporção diferente, mais retangular, o que genericamente se convencionou chamar de 16:9, ou “widescreen”, embora haja variações em torno dessa medida. Dividindo 16 por 9, chegamos a 1,77777… uma proporção bem mais alta que a outra. Significa que a largura é bem maior do que a altura da tela.

Com a TV Digital, teoricamente acaba a confusão porque o formato 16:9 é padrão para esse tipo de transmissão. E, com o sucesso de plasmas e LCDs, todos nesse formato, a tendência seria que ninguém mais se preocupasse com esse detalhe. Só que nem todas as emissoras transmitem seus programas em 16:9; às vezes, um mesmo programa é exibido com parte das imagens em 16:9 e parte em 4:3. Acontece, por exemplo, em jogos de futebol, shows de música e corridas de automóvel: como são várias câmeras captando o evento, em ângulos diferentes, e nem todas as câmeras são HD, certas imagens parece que foram cortadas, quando na verdade apenas estão sendo geradas em formato mais estreito.

É bom lembrar que as emissoras brasileiras ainda não estão totalmente equipadas para a era digital. Com exceção da Globo, que já vinha se preparando há anos (e mesmo assim ainda não consegue gerar tudo em alta definição), o que se vê na maioria dos casos são adaptações – e até “enganações”, como comentaremos um dos próximos posts.

Aguardem!

Para quem quiser entender melhor a questão dos formatos de tela, sugiro este site e estes artigos:

Entendendo os formatos de imagem

Relação de aspecto

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

11 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago