Continuando a série sobre cuidados na escolha de TVs, um outro aspecto que costuma gerar muita confusão é a questão do formato de tela – alguns chamam “relação de aspecto”, expressão que particularmente considero horrorosa; é uma tradução literal do inglês “aspect ratio”, mas que em português dá uma outra conotação a um tema que por si só já é bem complexo.

Bem, o que importa é o sentido do termo. Refere-se às medidas verticais e horizontais da tela, ou seja, largura x altura. Como se sabe, o formato tradicional da televisão (desde sua invenção) é o que chamamos 4:3, ou “tela cheia”. Dividindo os dois números, temos 1,33333… Tecnicamente, essa é a proporção da tela nos TVs convencionais. Acontece que a tela de cinema tem proporção diferente, mais retangular, o que genericamente se convencionou chamar de 16:9, ou “widescreen”, embora haja variações em torno dessa medida. Dividindo 16 por 9, chegamos a 1,77777… uma proporção bem mais alta que a outra. Significa que a largura é bem maior do que a altura da tela.

Com a TV Digital, teoricamente acaba a confusão porque o formato 16:9 é padrão para esse tipo de transmissão. E, com o sucesso de plasmas e LCDs, todos nesse formato, a tendência seria que ninguém mais se preocupasse com esse detalhe. Só que nem todas as emissoras transmitem seus programas em 16:9; às vezes, um mesmo programa é exibido com parte das imagens em 16:9 e parte em 4:3. Acontece, por exemplo, em jogos de futebol, shows de música e corridas de automóvel: como são várias câmeras captando o evento, em ângulos diferentes, e nem todas as câmeras são HD, certas imagens parece que foram cortadas, quando na verdade apenas estão sendo geradas em formato mais estreito.

É bom lembrar que as emissoras brasileiras ainda não estão totalmente equipadas para a era digital. Com exceção da Globo, que já vinha se preparando há anos (e mesmo assim ainda não consegue gerar tudo em alta definição), o que se vê na maioria dos casos são adaptações – e até “enganações”, como comentaremos um dos próximos posts.

Aguardem!

Para quem quiser entender melhor a questão dos formatos de tela, sugiro este site e estes artigos:

Entendendo os formatos de imagem

Relação de aspecto

15 thoughts on “Como comprar um TV (4)

  1. Pra engrossar mais o caldo,…ainda temos as “malditas faixas pretas” dos filmes, de quem ninguem gosta, por roubarem parte visível do Display.
    Pra lembrar, essas faixas são provenientes de uma proporção escolhida pelo diretor do filme/câmera, no ato da filmagem, priorizando sua exibição nas “telonas” do cinema.
    Quando o filme trasnferido para as mídias DVD/Blu Ray e exibido em displays 16:9 essas proporções não batem deixando sempre uma sobra “preta” na TV. Ou até todos comprarem a “super-Wide da Philips”.

  2. Orlando:
    Esta semana fiz uma experiência em minha TV LCD FULL HD Samsung (LN46M81B). Ao assistir o filme 007 Quantum of Solace, resolvi fazer uma experiência e mudar o tipo de resolução no meu reprodutor de Blu-Ray Panasonic (DMR-E30). Ao invez de selecionar 1080p mudei para 1080i, e para minha surpresa a imagem ficou com contornos e detalhes bem mais definidos e nitidos. Por que está acontecendo isso ? A imagem “progressiva” teoricamente traria um resultado melhor na qualidade de video, mas na experiencia que realizei mostrou o contrário, como pode ?

  3. A tv aberta digital,para mim,está sendo uma decepção.Aqui em Sorocaba,onde moro,só temos a Globo e a programação em HD é infima(não sei se só aqui é assim),até filmes do supercine,às vezes são hd,às vezes sd 4:3,o mesmo acontece com o Faustão e o futebol,só sabemos qual a qualidade da imagem quando o programa começa,ou seja:decepção…

  4. Orlando, algo que sempre tive curiosidade de saber e não se encontra facilmente nos manuais dos televisores é a diferença entre os vários tipos de conexões com os aparelhos externos. HDMI, RCA, AV, , S-Video, S-Video combinado com RCA, VGA, DVI de uma lado com HDMI de outro, VGA de um lado e RCA de outro e as várias outras que não conheço.

    O que realmente ganhamos e perdemos em cada caso, qual é a melhor conexão e como podemos perder menos qualidade em cada caso. Será que não valeria apenas alguns posts sobre isso?

    Obrigado, grande abraço.

  5. Caro amigo orlando.estou venndo no seu blog uma propaganda da (sapphire) que está enconbrindo parte de um comentário de um de seus leitores.
    isso é bastante chato.
    um abraço
    dimas

  6. Orlando, não estou defendendo nem uma emissora de televisão, mas, ao ler o seu comentário, você menciona que a Globo estar quase chegando na linha de frente, isso é bom, assim outras emissoras tem que correr, ano que vem temos copa do mundo na África e eleições no Brasil!
    Outra emissora que não foi comentada é a RedeTV que pelas as informações que tenho já é alto suficiente em tecnologia, ou seja, 100% digital!

  7. Olá Rogerio, de fato não haveria razão para a imagem em 1080i ser superior à de 1080p. Sugiro que você faça o teste com outros discos. Depois, nos dê um retorno a respeito. Abs. Orlando

  8. Olá Alessandro, obrigado pela sugestão. Já fizemos essa comparação anos atrás, mas agora, com os novos padrões de conexão está na hora de refazer. Vamos providenciar. De qualquer forma, no “Guia Prático do Cinema em Casa”, que editamos anos atrás (antes da “era HDMI”), você já encontra algumas dessas explicações. Abs. Orlando

  9. Olá Dimas, desculpe, por aqui não conseguimos ver o tal anúncio. Vamos investigar, pode ser algum bug ou mesmo vírus. Obrigado por avisar. Abs. Orlando

  10. Olá Dinaldo, você tem razão, a RedeTV anuncia que toda a sua programação é HD, mas na verdade isso é virtualmente impossível. Depende de cada conteúdo. O que eles podem fazer é o chamado upscaling da imagem para 1080i ou 720p, mas isso, quando executado com processadores de má qualidade, acaba deteriorando ainda mais o sinal. Abs. Orlando

  11. Caro Rogerio, o modelo de Blu-ray que você está usando é um gravador, e não tem saída HDMI. Ou seja, é impossível reproduzir imagens em 1080p. Abs. Orlando

  12. Olá Orlando Barrozo e amigos .
    Infelizmente no Brasil é assim; muita promessa mas até hoje deixa muito a desejar o sistema digital .
    ATENÇÃO !! VAMOS CONTINUAR SEM IMAGEM 100 % DIGITAL POR MUITO TEMPO e anote ai ; será como aconteçeu na Alemanha durante os jogos da copa do Mundo , o Governo Federal do Brasil, vai empurrar com a barriga e colocará o sistema digital funcionando em quase todos os Estados do país somente durante a copa do mundo de 2014 . São Interesses ,impostos e negociações com as grandes marcas onde serão vendidas milhares de televisores !!
    Como sempre , para o governo Federal o povo está em segundo plano!!!
    Aqui em Colatina E.S. nem sonho no sistema digital tv aberta ou a cabo. Já tenho todo meu sistema de hometheater em alta definição e minha TV PLASMA VIERA PZ800 58’expetáculo em qualidade de imagem ,está sendo muito bem aproveitada para ver filmes .
    Parabéns, Orlando Barrozo pelo trabalho e me orgulho de sua presença em tantos lançamentos de aparelhos-tecnologia- em várias feiras por esse mundo a fora .

  13. Orlando: O anúncio chato e inoportuno que está surgindo por cima dos comentários dos seus leitores, e que não permite ser fechado (o que é um abuso), está impedindo a leitura.

  14. Caro Afonso, desculpe, outro leitor já reclamou, mas não conseguimos aqui visualizar o tal anúncio. Deve ser mais uma invasão de hacker, como já houve na semana passada. Estamos tentando identificar. Obrigado. Orlando

  15. Caro Alesandro Assis,…

    – Vídeo Composto (RCA) O tradicional cabo com o PLUG amarelo.(O pior de todos)
    – S-Vídeo (Super Vídeo) Aquele conector pequeno redondo parecido com os de mouse.
    – Vídeo Componente São aqueles 3 cabos nas cores Azul, Vermelho e Verde.
    – Cabo Ótico (Fibra Otica) e (Coaxial Digital) Cabos que transmitem apenas o audio digital.

    – HDMI (Digital) Cabo que transmite o Áudio e Vídeo digitais juntos.(o melhor de todos)

    – DVI (DIGITAL Só Imagem) Transmite somente o video para a TV. Usado em todas as placas de video para computadores.Para transmissão do áudio,necessita a utilização do cabo P-2 + P-2 em separado. (Existem adaptadores DVI x HDMI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *