Categories: Uncategorized

Os altos planos da Samsung

Nesta segunda-feira, a direção da Samsung reuniu-se em Seul para tomar uma decisão que pode se tornar histórica: o grupo irá investir nada menos do que US$ 20,6 bilhões nos próximos dez anos, para consolidar sua liderança no setor de eletrônicos de consumo e, de quebra, ampliar sua atuação em outras áreas. Para surpresa até mesmo de alguns de seus acionistas, a empresa decidiu ignorar a crise mundial e – como se diz na linguagem do futebol – defender atacando. Segundo a agência de notícias Associated Press, os investimentos prometidos resultarão na criação de 45 mil novos empregos ao redor do mundo; o grupo hoje emprega 276 mil pessoas, sendo 173 mil na Coréia.

A grande aposta da Samsung está na tecnologia de leds, para a qual serão direcionados US$ 7,6 bilhões dentro do novo plano de investimentos. É uma vitória de Lee Kun-Hee, presidente da divisão de eletrônicos, que foi reconduzido ao cargo no ano passado depois de responder a acusações de desvio de dinheiro em 2008. Hee é tido como o maior responsável pela expansão do grupo nos últimos anos, quando superou concorrentes tradicionais como Sony e Philips. Aumentando seus investimentos nos TVs de LED, a Samsung acredita que ampliará ainda mais sua liderança nesse segmento (não ficou claro se isso significará pisar no freio do plasma).

Em paralelo, o grupo decidiu apostar também na tecnologia de células solares, investindo cerca de US$ 4,8 bilhões. Outros US$ 4,3 bi irão para a área de baterias recarregáveis para automóveis, US$ 1,4 bi será aplicado no desenvolvimento de produtos biofarmacêuticos e outro US$ 1 bi em aparelhos médicos de uso doméstico, como medidores portáteis de pressão.

A esta altura da crise mundial, é praticamente impossível que algum outro gigante do setor de tecnologia tenha fôlego para investir tanto.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Por acaso, o pessoal da Coréia sabe como é o pós venda da marca aqui no Brasil? Tente resolver um problema com um aparelho da marca para verem o que é bom!!! E mais, a Samsung recebeu alguns troféus no último evento da editora; mas deixem claro que foram escolhidos entre o público leigo que assiste muita Rede Globo com muita propaganda paga. Sem falar no mutirão de funcionários votando pelo site! Algum premio para a marca veio de especializados? Duvido!

    • Olá Julio, só esclarecendo: a Samsung ganhou dois prêmios no Troféu Home Theater - "Melhor TV" e "Grande Prêmio de Marketing". Este último refere-se a qualidade dos anúncios, design dos produtos, exposição nos pontos-de-venda etc. Em ambos, votaram consumidores e também lojistas. Não havia nenhum funcionário da empresa. De qualquer forma, vou remeter esse seu comentário a eles, OK? Abs. Orlando

  • Voltando ao assunto Premios x Fabricantes x respeito, considerei a ausência da Sony uma falta de respeito com vocês e com os consumidores. Mas era de esperar...

  • Tomara que a Samsung não dê ao Brasil a mesma consideração que a Sony e a Philips deram. Se isto ocorrer, será apenas mais uma que não nos dá o devido valor.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

17 horas ago

TVs Miniled e a questão do brilho

  Semanas atrás, comentávamos aqui sobre os exageros dos fabricantes na especificação de luminosidade das…

5 dias ago

Panasonic, quase dizendo adeus

                  O que se pode depreender quando…

4 semanas ago

DeepSeek e a nova Guerra Fria

  Antes até do que se previa, a Inteligência Artificial está deixando de ser uma…

1 mês ago

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

1 mês ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 meses ago