Nesta segunda-feira, a direção da Samsung reuniu-se em Seul para tomar uma decisão que pode se tornar histórica: o grupo irá investir nada menos do que US$ 20,6 bilhões nos próximos dez anos, para consolidar sua liderança no setor de eletrônicos de consumo e, de quebra, ampliar sua atuação em outras áreas. Para surpresa até mesmo de alguns de seus acionistas, a empresa decidiu ignorar a crise mundial e – como se diz na linguagem do futebol – defender atacando. Segundo a agência de notícias Associated Press, os investimentos prometidos resultarão na criação de 45 mil novos empregos ao redor do mundo; o grupo hoje emprega 276 mil pessoas, sendo 173 mil na Coréia.

A grande aposta da Samsung está na tecnologia de leds, para a qual serão direcionados US$ 7,6 bilhões dentro do novo plano de investimentos. É uma vitória de Lee Kun-Hee, presidente da divisão de eletrônicos, que foi reconduzido ao cargo no ano passado depois de responder a acusações de desvio de dinheiro em 2008. Hee é tido como o maior responsável pela expansão do grupo nos últimos anos, quando superou concorrentes tradicionais como Sony e Philips. Aumentando seus investimentos nos TVs de LED, a Samsung acredita que ampliará ainda mais sua liderança nesse segmento (não ficou claro se isso significará pisar no freio do plasma).

Em paralelo, o grupo decidiu apostar também na tecnologia de células solares, investindo cerca de US$ 4,8 bilhões. Outros US$ 4,3 bi irão para a área de baterias recarregáveis para automóveis, US$ 1,4 bi será aplicado no desenvolvimento de produtos biofarmacêuticos e outro US$ 1 bi em aparelhos médicos de uso doméstico, como medidores portáteis de pressão.

A esta altura da crise mundial, é praticamente impossível que algum outro gigante do setor de tecnologia tenha fôlego para investir tanto.

4 thoughts on “Os altos planos da Samsung

  1. Por acaso, o pessoal da Coréia sabe como é o pós venda da marca aqui no Brasil? Tente resolver um problema com um aparelho da marca para verem o que é bom!!! E mais, a Samsung recebeu alguns troféus no último evento da editora; mas deixem claro que foram escolhidos entre o público leigo que assiste muita Rede Globo com muita propaganda paga. Sem falar no mutirão de funcionários votando pelo site! Algum premio para a marca veio de especializados? Duvido!

  2. Olá Julio, só esclarecendo: a Samsung ganhou dois prêmios no Troféu Home Theater – “Melhor TV” e “Grande Prêmio de Marketing”. Este último refere-se a qualidade dos anúncios, design dos produtos, exposição nos pontos-de-venda etc. Em ambos, votaram consumidores e também lojistas. Não havia nenhum funcionário da empresa. De qualquer forma, vou remeter esse seu comentário a eles, OK? Abs. Orlando

  3. Voltando ao assunto Premios x Fabricantes x respeito, considerei a ausência da Sony uma falta de respeito com vocês e com os consumidores. Mas era de esperar…

  4. Tomara que a Samsung não dê ao Brasil a mesma consideração que a Sony e a Philips deram. Se isto ocorrer, será apenas mais uma que não nos dá o devido valor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *