Falando em Copa do Mundo, não sei se algum jogo – ou alguma seleção – entrará para a História, mas com certeza as vuvuzelas já entraram. Vi uma reportagem da ESPN em que a repórter tentava descobrir por que esse pedaço de plástico faz tanto barulho… E o site inglês Pocket-Lint, inconformado com a barulheira (lembremos que os ingleses são fanáticos por futebol, e sua seleção não vai nada bem), divulgou uma forma de eliminar, ou pelo menos amenizar, os ruídos provocados pelas torcidas nas transmissões de TV.

As instruções teriam sido enviadas por um leitor e verificadas na prática pela equipe do site. Basicamente, a dica é alterar a configuração de áudio do televisor, aumentando o nível das freqüências próximas a 300Hz, faixa em que estaria localizado o som das malditas vuvuzelas. Se o seu TV não permite reconfigurar o áudio, a sugestão dos ingleses é mais radical: baixar da internet um software chamado Anti-vuvuzela Filter, criado justamente com essa finalidade – acabar com a barulheira durante os jogos. O tal filtro seria um cancelador de ruído com a mesma amplitude de onda da vuvuzela, só que com a fase invertida. Teoricamente, esse ruído cancela o original e o telespectador pode assistir a seu jogo tranquilo.

Agora, se você não se incomoda com o som das vuvuzelas; ou se, ao contrário, até gosta, o site dá a dica de um link (vuvuzela.ytmnd.com) onde você pode aumentar o ruído para incomodar os vizinhos. Diz que é tiro certo: trata-se do som mais irritante do mundo. Pensando bem, deixa prá la: vai que o meu vizinho descobre…

2 thoughts on “Vuvuzelas high-tech

  1. Mais irritante que ouvir o Galvão Bueno narrando? Pois deveriam inventar um Anti-Galvãobueno…

  2. Concordo plenamente com o Julio. O galvão e o casagrande (vulgo Batatanaboca)são piores que as Vuvuzelas!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *