Categories: Uncategorized

Ainda a questão da mão-de-obra

“Quer trabalhar no mercado de luxo? Aprenda a falar português”. Este é o título de um artigo de Fernando Scheller, publicado no Estadão, que trata da eterna questão da falta de mão-de-obra qualificada no Brasil. No caso, refere-se aos segmentos que atendem à classe A. Uma pesquisa da empresa Human Trace detectou que 75% das empresas desses setores apontam como principal dificuldade na contratação de pessoal a questão de não saberem se expressar no próprio idioma. Incrível, não? Numa época em que muitas empresas já exigem um idioma estrangeiro, as pessoas sequer estão preparadas para falar… português!!!

O artigo me fez lembrar que tempos atrás escrevi aqui sobre a carência de profissionais especializados no setor de tecnologia, algo que parece estar se agravando, a levar em conta o que se comenta entre empresários da área. E me lembrou também do grande professor e sociólogo José Pastore, que há décadas estuda a relação entre trabalho e educação. Como tratamos aqui de tecnologia, é impossível fugir da ligação entre esses assuntos. A pesquisa citada acima trata dos segmentos chamados “de luxo”, mas seus resultados podem perfeitamente ser estendidos ao setor de tecnologia, entre eles o de eletrônicos. E, como bem diz o prof. Pastore neste artigo, tudo começa na falta de educação básica.

Fui encontrar num outro artigo de Pastore, escrito em 1.999, um estudo indicando que 50% dos brasileiros em condições de trabalhar não chegaram a concluir o curso primário. Vejam bem: 1.999. Agora, ele conta de uma pesquisa recente em que esse número é o mesmo. Ou seja, em dez anos, os trabalhadores brasileiros não evoluíram nada em termos de educação básica. Realmente, é de chorar!

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Parece que o caldo de cultura de ignorância que sucessivos governos,através do sucateamento deliberado da educação, vêm tentando conseguir há algumas décadas, para poder fidelizar eleitores pela concessão de programas assistencialistas como bolsa família,minha casa minha vida,etc,passou do ponto e criou um país de analfabetos (funcionais ou não) num caminho sem volta nesta nação de apedeutas.Creio que agora é tarde...

  • mas hoje é lindo falar errado! se a pessoa que nos representa no mundo todo nao sabe falar e se aposentou aos 40 anos, porque o cidadão deveria saber? outro detalhe, mesmo por necessidade você contrata uma pessoa limitada e paga bem, este ainda vai achar que ganha pouco.

  • os profissionais mal qualificados estão cada vez menos aptos ao mercado mas cada vez mais reclamam que ganham pouco. POr outro lado o emrpegador não pode pagar muito porque 106% vai fora para encargos. Fora não, vai para vale marmita, vale preso, vale geladeira, compra de votos...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

19 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago