Categories: Uncategorized

Esquentando a TV por assinatura

O segmento de TV por assinatura começa a se aquecer para o Congresso ABTA 2010, que acontece de 10 a 12 de agosto em São Paulo. E a palavra “aquecimento” não aparece aqui à tôa. Tradicionalmente, é ali que se debatem os temas mais importantes do setor e onde se mede a “temperatura” do mercado. Este ano, porém, o evento será especial. O momento exige. Parece que operadoras e programadoras estão mais unidas do que nunca contra um inimigo comum: o excesso de regulamentação. Para mostrar isso, o próprio Roberto Irineu Marinho – ele mesmo, dono das Organizações Globo – fará a abertura do evento, algo que nunca aconteceu em mais de vinte anos de existência da ABTA.

Além de toda a polêmica envolvendo o Plano Nacional de Banda Larga e a volta da Telebrás, está fervendo nas conversas de bastidores a decisão da Anatel de acabar com as licitações para outorga de serviços de TV paga, medida que teoricamente beneficiaria as pequenas operadoras. Há quem veja nessa decisão o interesse de favorecer, na verdade, apenas uma operadora – e justamente a maior delas: a Oi, que tem entre seus acionistas ninguém menos do que… o governo. Reportagem no Estadão de ontem revela detalhes da verdadeira briga de foice que ocorre entre as gigantes do setor (Net, Telefonica e Oi). Vale a pena ler.

E há ainda a novela do projeto-de-lei 29, que continua sua longa tramitação no Congresso. Num dos últimos capítulos, o deputado Jorge Bittar – um dos maiores defensores do projeto – acusa a operadora Sky de “fazer terrorismo”, ao enviar mensagens a seus assinantes dizendo que, caso seja aprovado, o valor das mensalidades irá aumentar. Para defender sua posição, a Sky colocou no ar o site www.liberdadenatv.com.br.

Como se vê, tem muito assunto para discutir.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • A tv por assinatura se aqueceria mais se houvesse uma redução de preços para patamares mais compatíveis com a realidade brasileira ou pelo menos mais próximos das tarifas cobradas de assinantes de países MAIS RICOS.

  • Jorge Bittar é o pai do amiguinho do Lulinha que por sua vez é o Ronaldinho Gaucho dos negócios ( como comparou seu pai, o Lula, muito coruja) de quem a Telemar comprou "um nada" deles por R$ 5 milhões de reais e que hoje é a OI, não é mesmo? Ou passa perto dessa confusão. Quem não entendeu pergunta para o Lula que ele, orgulhoso do filho, explica.E explica também porque a Anatel não fará mais licitações para outorga de serviços de TV paga.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

19 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago