Já comentamos aqui, tempos atrás, que a Toshiba é uma das empresas mais avançadas nos estudos sobre 3D sem óculos. Seu sistema baseia-se em vários processadores acoplados ao display, que emite raios de luz múltiplos em diversas direções. Segundo a empresa, a combinação dos raios luminosos com os sinais manipulados em altíssima velocidade gera imagens que o cérebro humano consegue processar naturalmente, e sem a fadiga visual que é apontada como um dos principais problemas dos óculos. Melhor ainda: como os emissores de sinal estão espalhados pelo painel frontal do TV (como na ilustração acima), todo mundo vê a mesma imagem, independente do ângulo de visão.
Será mesmo? Seria a solução ideal. Talvez vejamos algo assim semana que vem, na IFA, em Berlim.
Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…
Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…
Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…
A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…
Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…
Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…
View Comments
A Lumina3D desenvolveu e disponibiliza essa tecnologia no Brasil (3D sem óculos) desde 2009, como pode ser verificado no site http://www.lumina3d.com.br.
A lumina 3d só funciona em 5 ângulos fixos em relação ao plano da tela, senão a imagem fica distorcida, ou seja, você vai ter que amarrar sua cabeça numa das 5 posições ideais da sua sala e não vai poder se mexer para por a mão na tigela de pipoca senão a imagem fica distorcida.
3D sem óculos em qualquer direção ainda não existe. A explicação desta reportagem é vaga e não dá para saber se a Toshiba tem alguma novidade ou se é mais uma vez o mesmo sistema de rede de difração semelhante a todos os outros sistemas sem óculos.
Abs.
É óbvio que, embora não seja exatamente "nova", a tecnologia 3D está dando seus primeiros passos. Muita coisa virá por aí... A propósito: Além dos inconvenientes já apontados no uso dos óculos 3D, há uma questão adicional (e pouco abordada): Como é que fica o uso dos óculos 3D para quem JÁ usa óculos normais (corretivos) e não se adapta às lentes de contato?
Bom em relação a quem usa óculos,tenho 2 amigos que usam óculos e já viram Filme e jogaram denos de ps3 na minha plasma 3d e não se queixaram de nada.
Prezado Marcelo, sua informação está parcialmente correta, portanto permita-me complementá-la. Os monitores Lumina3D apresentam imagens 3D baseadas em 05 perspectivas diferentes, mas isso não significa que só se possa observar a partir de 05 ângulos fixos em relação a tela. Uma coisa é o número de perspectivas simultaneamente apresentadas de cada cena, e a outra são as possíveis posições dos observadores, pois as perspectivas se repetem espacialmente. Isso significa que é possível ter vários observadores simultâneos, em várias posições, ocupando uma faixa angular de aprox. 90o. (+45 e -45). Em caso de dúvidas, teremos prazer em esclarecer dúvidas pelo site da empresa.