Este é o grande desafio da indústria eletrônica para os próximos anos: aperfeiçoar a tecnologia de projeção autoestereoscópica, que possibilita ver imagens tridimensionais sem ter que usar óculos especiais. Já se sabe de pelo menos quatro grandes empresas que pesquisam o assunto: LG, Samsung, Toshiba e a chinesa TCL. Todas, com exceção da Toshiba, demonstraram algo do gênero na CES 2010, em janeiro, mas é a empresa japonesa quem parece mais próxima das “vias de fato”. Pelo menos, é o que se depreende da apresentação feita na semana passada, em Tóquio, quando sorridentes executivos da empresa exibiram o painel ao lado.

Segundo Yoshio Ooyida, presidente da TMD (Toshiba Mobile Displays), o mercado não está satisfeito com os displays 3D convencionais devido ao desconforto do uso de óculos. Tantos os produtores de cinema quanto as emissoras de televisão acham que essa tecnologia só irá decolar, mesmo, quando os óculos não forem mais obrigatórios – e é difícil não concordar. Para isso, diz Ooyida, a TMD desenvolveu um novo tipo de painel LCD, feito de um material denominado LTPS (Low-temperature Polysilicon), com muito maior sensibilidade para a reprodução de cores e luz. Na verdade, o LTPS em si não é novidade, foi mostrado pela própria Toshiba em 1999!!! O fato novo é sua aplicação em displays de alta definição, que nem existiam na época. Se entendi bem a explicação, um conjunto de lentes controla a intensidade luminosa, resultando em taxas de brilho similares às da imagem 2D. Vou ter que pesquisar mais a fundo.

A resolução final do display demonstrado pela TMD, de 21 polegadas, não é lá essas coisas: 1.280 pixels horizontais por 800 linhas verticais, ou seja, WXGA, com proporção menor que a das telas Full-HD (1.920×1.080). O ângulo de visão foi especificado em 15 graus horizontais, o que não resolve o problema da reprodução doméstica. Mas já é um começo.

Na semana que vem, quem estiver em Seattle (EUA) poderá ver as versões mais avançadas desses displays, na SID (Society for Information Displays), convenção da entidade mais importante do setor. Lá estarão não apenas as empresas citadas acima, mas também Sony, Sharp, NEC, Fujitsu e outras, que lideram os avanços na área de displays.

4 thoughts on “3D sem óculos, o grande desafio

  1. Boa Noite Orlando.
    Gostaria de palpitar sobre a imagem 3D.Acredito que estamos caminhando para a imagem holografica, porque combinar sitema elétrico com mécanico e mais eletronico está ficando complicado. Saimos da fita, entramos no DVD, passamos para o Blu-ray e agora estamos indo para o BD3D, com óculos e agora, correndo atras do BD sem oculos .Acredito que a imagem holografica vai acabar com tudo que é mecanico e ficaremos com o eletrico/eletronico – com qualidade de ultra HD. Não está dando tempo de recompor o parque industrial dos, fabricantes e nem para os consumidores trocarem os equipamentos. Gostaria de ouvir a sua opinião, porque voce e a revista HT tem ido a todos os eventos no mundo. Ninquem fala nada ? Nenhum fabricante se manifesta ? Será que ficaremos sòmente com aquela imagem do dvd de Guerra nas estrelas, onde o robot projeta a imagem da princesa Lea. A criação dos engenheiros deve estar trabalhando no sentido de criar-se uma imagem holografica de alta qualidade, que não ocupara espaço nas salas e com um simples cartão de memoria ou sinal captado de um satelite iremos assistir o que haverá de melhor. Vamos acabar com a TV e com os DVDs Quero estar vivo para ver a imagem holografica.
    Desculpe se a minha imaginação e sonho me levaram ao futuro, que espero não ser tão distante assim.
    Obrigado
    Mario Azevedo

  2. Nós, da empresa Lumina3D, já estamos fabricando aqui no Brasil monitores 3D sem óculos de até 46″, com tecnologia própria, desde 2009. Convidamos a todos a visitar nosso site (www.lumina3d.com.br).

  3. Orlando, passeando pelo Buzz recebi uma mensagem muito interessante de um vídeo que Youtube publicou fazendo testes sobre imagens em 3D. O Youtube está fazendo testes de vídeos em 3D utilizando diferentes tecnologias. Nesse vídeo, vc consegue visualizar a terceira dimensão usando aquela famosa técnica do Olho Mágico (ficando levemente vesgo e tentando manter o foco num determinado ponto). O resultado é muito curioso.

    Abaixo o link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=EEUsknsTfyo&feature=player_embedded#!

    Abraço!

  4. Só lembrando: tem que fazer a escolha de “cross-eyed” no cantinho inferior direito do vídeo pra que funcione. Ali vc vê várias opções de como visualizar o 3D do vídeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *