Categories: Uncategorized

De olho na conta de luz

Foi aberta na última sexta-feira a consulta pública para troca dos velhos relógios de medição do consumo de energia que a maioria das pessoas tem em casa. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu dar prazo até 17 de dezembro para que todos os interessados – empresas, especialistas no assunto e usuários finais – dêem suas sugestões. No dia 9 de dezembro, haverá em Brasilia uma audiência pública onde o tema será debatido. A partir dos dados coletados, a Aneel publicará uma resolução concedendo 18 meses para que as operadoras troquem os medidores.

A ideia é dar o primeiro passo para implantar no País o chamado smart grid, sistema de medição já adotado em países como Japão e EUA, pelo qual o próprio consumidor pode fazer o controle da energia que consome e saber exatamente quanto gasta com cada aparelho que tem em casa. Segundo a Aneel, a proposta inicial prevê a instalação de medidores eletrônicos que informem o consumo em tempo real, registrando a tensão fornecida pela operadora e a energia que de fato está sendo utilizada pela residência, inclusive com a tarifa correspondente.

Será, sem dúvida, um grande avanço para o País. A Aneel prevê a troca de 63 milhões de medidores, a partir da publicação da resolução. Claro, não há como prever quanto tempo isso vai levar, até porque teoricamente nenhum consumidor poderá ser obrigado a adotar o novo sistema. E, como sabemos, a quantidade de “gatos” e outras artimanhas espalhados por aí é tão grande que dificilmente se conseguirá abranger todos os domicílios.

Mas já é um belo começo. Uma notícia daquelas que se pode comemorar. Os interessados em enviar sugestões podem utilizar este endereço. E, para saber melhor como funciona o smart grid, aqui estão alguns links legais:

Smart Grid Forum

Portal Smart Grid News

A caminho da rede inteligente

Convergência entre energia e telecomunicações


Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Além disso,li na Folha que os custos dessa mudança será repassado aos já espoliados consumidores,como sempre...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

7 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago