Categories: Uncategorized

Banda cada vez mais lenta…

Na mesma semana em que a Anatel anuncia novo recorde no número de usuários de TV por assinatura (em setembro, o setor bateu a casa dos 9 milhões de assinantes – veja aqui o relatório completo), consultorias e empresas da área aproveitam para divulgar pesquisas sobre o mercado. Durante o evento Futurecom, que está sendo realizado em São Paulo, esses números estão pipocando para todo lado. Não há dúvida que é um negócio em expansão, devido ao crescimento da massa de dinheiro disponível, e as operadoras nunca faturaram tanto. Mas há um outro lado nessa história.

Levantamento da empresa Acision, especializada em infraestrutura de redes, confirma pela enésima vez que o serviço de banda larga brasileiro é um dos piores do mundo. Não sei como fizeram a pesquisa, mas a empresa diz que, dos 22 milhões de usuários de banda larga móvel no País, apenas 10% não reclamam da qualidade do serviço: 75% queixam-se da lentidão nas conexões, 73% das quedas de sinal, 68% da dificuldade em concluir uma ligação e 67% da falta de cobertura em suas regiões.

Está aí mais um prato cheio para aqueles que defendem a “estatização” do setor, colocando todas as operadoras no mesmo saco de incompetência e desrespeito ao usuário, como se um simples decreto tivesse o poder de mudar esse quadro. Não tenho condições de acusar ninguém, mas fico intrigado toda vez que sai uma pesquisa dessas. Como entrevistar 22 milhões de usuários? Qual é a amostragem? Como diferenciar entre “lentidão nas conexões” e “dificuldade em concluir uma ligação”? Os números são divulgados e replicados por toda a mídia, sem que se explique como foram coletados. Por essas e outras é que a maioria dos institutos de pesquisa está desmoralizada.

Evidentemente, não estou defendendo as operadoras que, como se sabe, são campeãs em reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, o que por si só já dispensaria outros levantamentos. Mas a Anatel, que também gosta de divulgar seus números astronômicos, fica calada diante dessa situação. E é a ela que cabe fiscalizar e punir as operadoras (quando é o caso). Os companheiros que lá estão não devem ter problemas para usar banda larga.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Caro colega, eu gostaria que essas empresas que fazem essas pesquisas viessem para Natal/RN. A internet aqui é um lixo. Pagamos um absurdo de preço. Cadê as empresas de internet deste pais?. Anatel(sangue de jesus tem poder) o que essa empresa faz? bando de sanguessugas!.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

5 horas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago