Na mesma semana em que a Anatel anuncia novo recorde no número de usuários de TV por assinatura (em setembro, o setor bateu a casa dos 9 milhões de assinantes – veja aqui o relatório completo), consultorias e empresas da área aproveitam para divulgar pesquisas sobre o mercado. Durante o evento Futurecom, que está sendo realizado em São Paulo, esses números estão pipocando para todo lado. Não há dúvida que é um negócio em expansão, devido ao crescimento da massa de dinheiro disponível, e as operadoras nunca faturaram tanto. Mas há um outro lado nessa história.

Levantamento da empresa Acision, especializada em infraestrutura de redes, confirma pela enésima vez que o serviço de banda larga brasileiro é um dos piores do mundo. Não sei como fizeram a pesquisa, mas a empresa diz que, dos 22 milhões de usuários de banda larga móvel no País, apenas 10% não reclamam da qualidade do serviço: 75% queixam-se da lentidão nas conexões, 73% das quedas de sinal, 68% da dificuldade em concluir uma ligação e 67% da falta de cobertura em suas regiões.

Está aí mais um prato cheio para aqueles que defendem a “estatização” do setor, colocando todas as operadoras no mesmo saco de incompetência e desrespeito ao usuário, como se um simples decreto tivesse o poder de mudar esse quadro. Não tenho condições de acusar ninguém, mas fico intrigado toda vez que sai uma pesquisa dessas. Como entrevistar 22 milhões de usuários? Qual é a amostragem? Como diferenciar entre “lentidão nas conexões” e “dificuldade em concluir uma ligação”? Os números são divulgados e replicados por toda a mídia, sem que se explique como foram coletados. Por essas e outras é que a maioria dos institutos de pesquisa está desmoralizada.

Evidentemente, não estou defendendo as operadoras que, como se sabe, são campeãs em reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, o que por si só já dispensaria outros levantamentos. Mas a Anatel, que também gosta de divulgar seus números astronômicos, fica calada diante dessa situação. E é a ela que cabe fiscalizar e punir as operadoras (quando é o caso). Os companheiros que lá estão não devem ter problemas para usar banda larga.

1 thought on “Banda cada vez mais lenta…

  1. Caro colega, eu gostaria que essas empresas que fazem essas pesquisas viessem para Natal/RN. A internet aqui é um lixo. Pagamos um absurdo de preço. Cadê as empresas de internet deste pais?. Anatel(sangue de jesus tem poder) o que essa empresa faz? bando de sanguessugas!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *