Categories: Uncategorized

E por falar em imposto

Muito esclarecedor o debate que surgiu entre os leitores deste blog a propósito dos impostos que recaem sobre aparelhos eletrônicos. Sem querer ser pretensioso, ouso dizer que é um debate cívico. Certamente, muitos – eu, inclusive – estão aprendendo com essa discussão. É bom ver que há pessoas sinceramente interessadas em que se resolva esse que é um dos maiores problemas do país.

Claro, existem aqueles que não estão nem aí – aconteça o que acontecer, continuarão comprando do amigo contrabandista ou de sites ilegais, apenas pelo prazer de curtir seus “brinquedos eletrônicos” gastando menos. Mas, no geral, lendo os comentários adicionados à nota Quem sonega, nega, vejo que as pessoas honestas e que trabalham sério sentem-se incomodadas com essa situação. Conversando com empresários do mercado, percebe-se boa dose de resignação diante da impotência generalizada, como quem diz: “Fazer o quê”? O quadro descrito pelos leitores Aureo Pires e Carlos Alberto (não diz o sobrenome) me parece perfeito. O problema é que é muito mais fácil acusar, ainda que sem a menor base, do que estudar o assunto. Aliás, os políticos complicam essas coisas justamente para que os pobres mortais desistam de entendê-las.

Não é mera coincidência que esta semana chegamos à incrível marca de R$ 1 trilhão em impostos arrecadados neste ano, que deve ser recorde mundial. Também não é coincidência que o presidente Lula, ao comentar o assunto num evento esta semana, tenha dado esta exemplar explicação para a carga tributária brasileira, que já passa dos 40% do PIB: “Quem tem carga tributária de 10% não tem Estado. O Estado não pode fazer absolutamente nada. E estamos aí, cheios de exemplos… os Estados que têm as melhores políticas sociais são os que têm a carga tributária mais elevada, vide Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Dinamarca…” (leiam a notícia inteira aqui, se não acreditam).

Como percebem, nossas políticas sociais já podem ser equiparadas às da Alemanha, Suécia, Dinamarca… É pra rir ou chorar? Um leitor comentou aqui que é ótimo ter um governo assim para botar a culpa!!! Eu não acho nada disso engraçado.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago