Categories: Uncategorized

Apple no Brasil: será que é agora?

O site da revista Veja publicou ontem notícia que, se confirmada, poderá significar uma revolução no mercado brasileiro de eletrônicos: a Apple estaria, sim, analisando a possibilidade de instalar uma montadora do iPad no Brasil; as negociações com o governo do Estado de São Paulo já estariam adiantadas, inclusive com um acordo para isenção fiscal. Em troca, a Foxconn – empresa chinesa que monta o aparelho para a Apple – se comprometeria a entregar iPads de graça a escolas públicas do Estado.

As informações foram passadas à Veja por uma fonte ligada à Apple. A empresa de Steve Jobs estaria há um ano analisando o regime fiscal brasileiro (que, aliás, já foi até motivo de piada por parte de Jobs). Agora, com a “ameaça” da Positivo de lançar seu tablet em meados do ano, a Apple teria decidido apressar as coisas. A Foxconn já possui três unidades de montagem no Brasil, nas cidades de Jundiaí, Lençóis Paulista e Indaiatuba, fornecendo componentes para várias grandes empresas.

É bom lembrar que está tramitando no Congresso um projeto-de-lei para mudar a classificação dos tablets, que hoje não são considerados “produtos de informática”. Se essa mudança for aprovada, haverá forte incentivo para que empresas como Dell, HP, Motorola, Samsung e Semp Toshiba, que já produzem tablets na Ásia, o façam também no Brasil. Se conseguir driblar essa restrição legal, e fazer um acordo favorável com o governo paulista, a Apple com certeza terá grande vantagem competitiva (mais do que já tem) sobre esses concorrentes.

Só há um probleminha: a Positivo tem lobby forte junto ao governo federal. Será que vai ficar assistindo a tudo isso calada?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • A Positivo tem realmente um bom lobby (e equipamentos ruins), mas muitos "figurões" governamentais adoram os gadgets da Apple. Tanto é que não pensam duas vezes antes de gastar dinheiro público (sim, isso mesmo) com iPhones e iPads. Acho que a Positivo vai perder essa briga.

  • Olha, espero que seja. Os produtos Apple "merecem" custar menos. Assisti outro dia um vídeo sobre os avanços na educação que o iPad está proporcionando e a redução de custos. Avanços incríveis que estão sendo acompanhados de perto por educadores ao redor do mundo.

    Sobre a Positivo, concordo com o amigo Vinícius. Seus produtos são lamentáveis. Todas as experiências que tive com Positivo acabaram mal. Aqui na empresa comprei 10 máquinas Positivo e em menos de um ano TODAS apresentaram problemas. O suporte e a assistência técnicas são deploráveis.

    Abs

    Julio

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

17 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago