O site da revista Veja publicou ontem notícia que, se confirmada, poderá significar uma revolução no mercado brasileiro de eletrônicos: a Apple estaria, sim, analisando a possibilidade de instalar uma montadora do iPad no Brasil; as negociações com o governo do Estado de São Paulo já estariam adiantadas, inclusive com um acordo para isenção fiscal. Em troca, a Foxconn – empresa chinesa que monta o aparelho para a Apple – se comprometeria a entregar iPads de graça a escolas públicas do Estado.

As informações foram passadas à Veja por uma fonte ligada à Apple. A empresa de Steve Jobs estaria há um ano analisando o regime fiscal brasileiro (que, aliás, já foi até motivo de piada por parte de Jobs). Agora, com a “ameaça” da Positivo de lançar seu tablet em meados do ano, a Apple teria decidido apressar as coisas. A Foxconn já possui três unidades de montagem no Brasil, nas cidades de Jundiaí, Lençóis Paulista e Indaiatuba, fornecendo componentes para várias grandes empresas.

É bom lembrar que está tramitando no Congresso um projeto-de-lei para mudar a classificação dos tablets, que hoje não são considerados “produtos de informática”. Se essa mudança for aprovada, haverá forte incentivo para que empresas como Dell, HP, Motorola, Samsung e Semp Toshiba, que já produzem tablets na Ásia, o façam também no Brasil. Se conseguir driblar essa restrição legal, e fazer um acordo favorável com o governo paulista, a Apple com certeza terá grande vantagem competitiva (mais do que já tem) sobre esses concorrentes.

Só há um probleminha: a Positivo tem lobby forte junto ao governo federal. Será que vai ficar assistindo a tudo isso calada?

2 thoughts on “Apple no Brasil: será que é agora?

  1. A Positivo tem realmente um bom lobby (e equipamentos ruins), mas muitos “figurões” governamentais adoram os gadgets da Apple. Tanto é que não pensam duas vezes antes de gastar dinheiro público (sim, isso mesmo) com iPhones e iPads. Acho que a Positivo vai perder essa briga.

  2. Olha, espero que seja. Os produtos Apple “merecem” custar menos. Assisti outro dia um vídeo sobre os avanços na educação que o iPad está proporcionando e a redução de custos. Avanços incríveis que estão sendo acompanhados de perto por educadores ao redor do mundo.

    Sobre a Positivo, concordo com o amigo Vinícius. Seus produtos são lamentáveis. Todas as experiências que tive com Positivo acabaram mal. Aqui na empresa comprei 10 máquinas Positivo e em menos de um ano TODAS apresentaram problemas. O suporte e a assistência técnicas são deploráveis.

    Abs

    Julio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *