Categories: Uncategorized

3D já está na TV paga

Desde ontem, assinantes HD da Net já podem encomendar, pelo serviço Now, produções de cinema nacionais rodadas em 3D. Os dois primeiros filmes desse tipo são  Brasil Animado, que mistura desenho e cenas reais (parceria com o Canal Telecine), e Desejos Verdadeiros, de conteúdo erótico (parceria com a Playboy). O primeiro pode ser alugado, no sistema video-on-demand (VoD), por R$ 9,90 e o segundo por R$ 19,90.

Durante a ABTA 2011, que está acontecendo em São Paulo, Marcio Carvalho, diretor da Net, anunciou as novidades junto com uma série de números sobre a implantação do VoD no Brasil e projetos para os próximos meses. A operadora considera o Now um sucesso: lançado em abril, já registra mais de 1,5 milhão de programas assistidos, sendo mais de metade deles apenas em julho – não é coincidência que, sendo mês de férias, os dois filmes mais requisitados foram os desenhos animados Meu Malvado Favorito e Como Treinar o Seu Dragão. Ambos estão entre os conteúdos gratuitos oferecidos pela Net a seus assinantes, uma espécie de degustação para a venda de outros filmes e atrações especiais sob demanda.

As duas produções brasileiras em 3D vêm se juntar a uma série de outras ofertas que a operadora tem exibido este ano, como a final da Champions League (entre Barcelona e Manchester United), o Torneio de Tênis de Wimbledon e os desfiles de Carnaval. “É uma grande transformação na experiência de ver TV”, diz Carvalho (o Now também oferece conteúdos em HD e SD). “Tivemos que ampliar a capacidade de nossa rede de fibra óptica para transmitir em 3D”.

A edição de agosto da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL traz um encarte especial sobre o mercado de TV por assinatura, destacando seus incríveis números de crescimento e também a enorme variedade de conteúdo oferecido em quase 200 canais. Já são mais de 11 milhões de assinantes, sendo 1,5 milhão com recepção HD (até o fim do ano devem ser 12,5 milhões no total e 2 milhões com HD). Informações atualizadas, inclusive os principais destaques da grade dos canais pagos, podem ser encontradas também no hot site TV por Assinatura.

Embora haja fortes divergências entre operadoras e programadoras (estas – com exceção da Globosat – simplesmente ignoraram o evento da ABTA), os dois setores estão investindo alto para seduzir o telespectador brasileiro. E parece que estão conseguindo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

1 dia ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

3 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago