Categories: Uncategorized

3D: a guerra continua

Um anúncio na edição de hoje do USA Today, um dos principais jornais americanos, reforça o ataque da LG aos demais fabricantes de TVs 3D. Continuando sua campanha em favor dos modelos passivos, a empresa iniciou esta semana uma mega-ação de marketing para convencer os consumidores dos EUA de que essa tecnologia é melhor que a ativa, dos concorrentes Samsung, Sony e Panasonic. Em plena estação central de Nova York, a Grand Central, na Rua 42, os milhares de transeuntes eram convidados a sentar-se por alguns minutos e comparar dois TVs 3D cujas marcas estavam encobertas (na verdade, era um LG e um Samsung). Depois de ver as duas imagens lado a lado, eles deveriam votar na que mais gostaram. Como prêmio, concorriam a um… o quê mais? Claro, um TV 3D LG (o concurso corre dentro da página da empresa no Facebook).

A mesma ação – que, se não chegou a parar a estação de trens e metrô, ajudou a tornar o tráfego por ali mais caótico do que já é normalmente – se repetirá semana que vem em Chicago e Los Angeles. “Estamos dando mais visibilidade à tecnologia 3D”, explicou ao jornal especializado Twice o vice-presidente da LG USA, Jay Vandenbree. “Os consumidores estão comentando e experimentando para poderem tomar suas decisões de compra”.

A campanha – independentemente da “guerra” com os demais fabricantes – vêm em boa hora. LG, Sony e Samsung acabam de divulgar números nada animadores sobre as vendas de TVs na Europa, Japão e EUA. A primeira reduziu sua previsão para este ano, de 40 para 32 milhões de aparelhos, embora ainda espere reverter esse quadro com a nova campanha. Além de seduzir os consumidores, a ação tem outra finalidade: atrair também outros fabricantes a entrarem na “guerra”. A Vizio, marca americana que é hoje a mais vendida no país (seus TVs são fabricados na China), foi a primeira a aderir à tecnologia passiva; agora, a Toshiba assumiu oficialmente a mesma opção. Para a LG, além de não ficar mais sozinha na parada, isso significa novos ganhos: é ela quem fornece os displays LED-LCD para essas duas empresas.

A propósito, para quem ainda não viu, estes são os links para o teste comparativo que fizemos entre os TVs 3D LG e Samsung e para o debate que promovemos no início do mês entre as duas empresas.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

13 horas ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

2 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

3 dias ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

5 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

6 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

6 dias ago