Categories: Uncategorized

Eike Batista dá uma força

Prometo que esta será a última vez em que comentarei aqui sobre a montadora do iPad brasileiro. Vou esperar até que os primeiros aparelhos de fato estejam no mercado. Mas é incrível como o governo tenta forçar a barra sobre esse negócio, como se fosse altamente estratégico para o país (e como se não houvessem outras prioridades). Agora, o ministro Mercadante fez exatamente o contrário do que deve fazer quem está negociando um projeto tão importante: mordeu a própria lingua!

“Há uma negociação em curso, e a EBX, a Positivo e a Semp Toshiba estão interessadas”, disse o ministro através do site do Ministério. Não é estranho? Se houvesse mesmo uma negociação desse porte em andamento, seria o caso de manter sigilo – até para proteger as partes envolvidas. É o que costumam fazer as grandes empresas e os governantes responsáveis. Segundo Mercadante, Positivo e STI entrariam com seu know-how industrial, enquanto a EBX, holding do megaempresário Eike Batista, financiaria o projeto. Na sexta-feira passada, Eike esteve com a presidente Dilma e deve mesmo ter ouvido apelos nesse sentido. Aliás, ele próprio já manifestou, no ano passado, o desejo de construir uma fábrica de produtos Apple no Rio de Janeiro, lembram-se?

Por ser o homem mais rico do país e, sem dúvida, um empreendedor arrojado, Eike tem o perfil ideal para alavancar um projeto orçado em US$ 12 bilhões. Já os dois fabricantes possuem a infraestrutura necessária para dar início à obra. E a Foxconn entraria com a tecnologia propriamente dita. Nenhum problema em costurar essa aliança. Mas ainda prefiro ver para crer. Trata-se de algo muito grande para se brincar assim com a reputação das empresas. E se não der certo? Qual será a próxima desculpa?

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Pergunto aos amigos! A Foxconn iria investir tamanha soma financeira para investir num país onde o próprio CEO afirmou em uma reunião com a dilmeta que o brasil é um país onde o povo deixa de trabalhar para assistir um jogo de futebol?
    É claro que não! A Foxconn não deseja investir um centavo nesse projeto. Se a sanha politica dos petralhas em tentar mostra para o "mundo" que o brasil tem capacidade de produzir o tablet mais famoso do mundo, deseja tanto a produção, tem que assumir com seus recursos.
    A China tem a mão de obra mais barata do mundo graças ao regime escravo onde o trabalhador não tem direito nem ao primeiro salário, cujo o vencimento é usado como "indenização" por perda do posto de trabalho.
    Além disso, lá não existe greves, carteira de trabalho, férias, décimo terceiro, sindicatos e outras "seguranças" ao trabalhador. Além disso, o trabalhador brasileiro custa 60% a mais e menos disposição para o "trabalho escravo" como o chinês.

  • Orlando, esta é uma estória da carochinha. Não temos a menor capacidade para tocar tal empreendimento. Se o tal de Eike colocar dinheiro neste projeto (deve ser do BNDES, não?) vai perder tudo. O nosso sistema tributário herdado da colônia e sem modificação desde o império inviabiliza qualquer projeto de alta tecnologia a custos competitivos. É esperar sentado e ver!

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago