Categories: Uncategorized

Sai Logitech, entra LG

Depois de uma série de desentendimentos, finalmente confirmou-se o divórcio entre Google e Logitech em torno do projeto Google TV. A empresa de buscas fez grande alarde sobre essa plataforma, desenhada para “tomar de assalto” o mercado hoje ocupado pelos provedores de conteúdos de TV para web. Como se sabe, não foi bem o que aconteceu: o produto chegou a ser colocado no mercado americano, em forma de kit, com um processador e um controle remoto produzidos em conjunto por Logitech, Intel e pela Dish (que fabrica receptores de TV paga); o TV seria fornecido pela Sony, que mostrou-o em funcionamento na IFA 2010; já na CES 2011, a própria Google pediu para não exibi-lo alegando mudanças no software, o que deixou virtualmente “na mão” a Logitech.

Num evento para investidores na semana passada, Guerrino De Luca, CEO da Logitech, assumiu o erro de ter entrado nessa parceria, que lhe custou US$ 100 milhões. Atribuiu o fracasso à má avaliação do projeto. “Achávamos que iríamos reinventar a televisão, e no entanto tudo não passou de projeto Beta. Talvez essa revolução aconteça no futuro, mas não será com esse produto, e sim com o neto do Google TV”.

A última notícia a respeito é que a Google estaria negociando com a LG, e com isso daria também uma rasteira na Sony!!! Não seria surpresa, considerando a arrogância da empresa de Sergey Brin e Larry Page, que domina o mercado de buscas na internet. Segundo a agência de notícias Bloomberg, o lançamento oficial acontecerá na próxima CES, em janeiro: uma nova linha de TVs do fabricante coreano, equipada com software Google. Pelo TV, o usuário teria acesso não apenas à internet, como já acontece hoje, mas a uma série de serviços exclusivos do Google, que ampliaria a base de penetração de seus anúncios.

As duas empresas não confirmam, mas os rumores são fortes na imprensa coreana, citando também a Samsung como possível parceira. O problema é que já existe uma rusga entre Google e Samsung desde que a primeira comprou a Motorola, ameaçando entrar no segmento de celulares.

Vamos ver como evoluem os boatos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago