Categories: Uncategorized

Como fica o mercado de TVs

Acaba de ser divulgada a mais recente pesquisa da Futuresource, empresa britânica que periodicamente analisa as tendências da indústria eletrônica em todo o mundo. Seu principal veredicto é que, no máximo em dois anos, 80% de todos os televisores serão do tipo Smart (em 2011, foram 27%). No Japão, esse número já é de 59%; no Brasil, a estimativa é que alcançaremos 40% ao final deste ano.

Dizem os pesquisadores que só agora os usuários começam a entender, de fato, os benefícios de ter um TV conectado à internet, e que isso é particularmente atraente para pessoas que não estão familiarizadas com computadores (a maioria). Com os fabricantes acrescentando conectores Wi-Fi a 60% dos TVs a partir de 32 polegadas, é apenas questão de tempo para mais consumidores adquirirem o hábito.

Mais alguns dados da pesquisa que merecem análise. TVs LCD com painel de leds tomarão conta de 90% do mercado mundial até 2015, quando começarão a sofrer a concorrência dos OLEDs. Já os TVs 3D, que representaram cerca de 7% das vendas no ano passado, devem chegar a 50% daqui a três anos. Um dos pontos interessantes que a pesquisa identificou (aliás, como comentamos aqui algumas vezes): na maioria dos países, os consumidores perceberam que vale a pena comprar um TV 3D ainda que não pretendam, de imediato, assistir a esse tipo de conteúdo. Para reproduzir imagens tridimensionais, os TVs precisam ser equipados com circuitos de processamento mais avançados. Com isso, a qualidade geral de seu desempenho é superior, justificando o preço mais alto.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago