Acaba de ser divulgada a mais recente pesquisa da Futuresource, empresa britânica que periodicamente analisa as tendências da indústria eletrônica em todo o mundo. Seu principal veredicto é que, no máximo em dois anos, 80% de todos os televisores serão do tipo Smart (em 2011, foram 27%). No Japão, esse número já é de 59%; no Brasil, a estimativa é que alcançaremos 40% ao final deste ano.

Dizem os pesquisadores que só agora os usuários começam a entender, de fato, os benefícios de ter um TV conectado à internet, e que isso é particularmente atraente para pessoas que não estão familiarizadas com computadores (a maioria). Com os fabricantes acrescentando conectores Wi-Fi a 60% dos TVs a partir de 32 polegadas, é apenas questão de tempo para mais consumidores adquirirem o hábito.

Mais alguns dados da pesquisa que merecem análise. TVs LCD com painel de leds tomarão conta de 90% do mercado mundial até 2015, quando começarão a sofrer a concorrência dos OLEDs. Já os TVs 3D, que representaram cerca de 7% das vendas no ano passado, devem chegar a 50% daqui a três anos. Um dos pontos interessantes que a pesquisa identificou (aliás, como comentamos aqui algumas vezes): na maioria dos países, os consumidores perceberam que vale a pena comprar um TV 3D ainda que não pretendam, de imediato, assistir a esse tipo de conteúdo. Para reproduzir imagens tridimensionais, os TVs precisam ser equipados com circuitos de processamento mais avançados. Com isso, a qualidade geral de seu desempenho é superior, justificando o preço mais alto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *