Categories: Uncategorized

High-end francês no Brasil

Não são muitas as marcas francesas de equipamentos eletrônicos que chegam ao Brasil. Mas é longa a tradição desse país na área, especialmente em áudio. Nomes como Cabasse, JLA, Elipson, Triangle e Bruno Henry são conhecidas entre os audiófilos e os apreciadores do design. Agora, o mercado brasileiro passa a ter acesso a outra marca de prestígio vinda da França: a distribuidora Audiogene acaba de anunciar que começa a comercializar aqui em abril os produtos da Focal.

Utopia, Electra, Chorus etc. são linhas de caixas acústicas que estão entre as mais badaladas (e mais caras) do mundo. Certos modelos batem fácil na casa dos 200 mil dólares o par! Mas a Focal, ao contrário de outros fabricantes europeus, vem se renovando nos últimos anos e, claro, voltando os olhos para o emergente mercado brasileiro. Segundo a Audiogene, estarão disponíveis aqui quase todos os produtos da empresa francesa, incluindo caixas compactas, multimídia, caixas sem fio e fones de ouvido. Só não irá atuar nos segmentos de car audio e áudio profissional.

Para quem possa estranhar o fato de uma marca tão sofisticada estar sendo distribuída no Brasil, onde já há diversas disputando a preferência do usuário de caixas acústicas, a explicação da Audiogene está nos números: antes mesmo de iniciar as importações, a empresa já vendeu alguns pares da Utopia (foto), por exemplo, top de linha da marca. O segredo, ao que parece, é estruturar-se para oferecer atendimento customizado e jamais deixar o usuário esperando. A distribuidora está selecionando as revendas que irão trabalhar com a Focal. E avisa: não serão muitas.

Para quem quiser conhecer um pouco dessa marca, este vídeo pode ser um bom começo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

11 horas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago