Categories: Uncategorized

TV paga: mercado esquentando

A uma semana da ABTA 2013, principal evento do mercado de TV por assinatura, que acontece em São Paulo nos próximos dias 6 a 8 de agosto, uma enxurrada de notícias – algumas boas, outras nem tanto – chegam do setor. Coletando dados para a edição especial da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL que irá circular no evento, fizemos um filtro nessas informações.

Interpretando o último balanço da Anatel, de maio, fontes do mercado apontam a coerência entre a queda nas vendas de assinaturas e a situação econômica do país. Ao mesmo tempo em que a inflação sobe, cresce também a inadimplência: muita gente que havia realizado um de seus sonhos de consumo – tornar-se assinante de TV – teve que recuar diante das dívidas acumuladas na compra de outros bens. Com isso, dificilmente teremos este ano a repetição do crescimento na casa dos 30%, que vem desde 2010. Devido ao problema com a Sky, o número total de novos assinantes em maio caiu, em vez de subir (35.260 a menos); e, na soma dos cinco primeiros meses do ano, foram 150 mil a menos do que em 2012. Resultado: 4,6% de expansão, o que projeta para algo em torno de, no máximo, 20% até dezembro.

Outro fator que deve estar pesando é a indefinição da Vivo/Telefônica, que parece ter tirado o pé do acelerador em relação à TV por assinatura. A empresa não se manifesta oficialmente; numa rara entrevista, o diretor-geral da operadora, Paulo Cesar Teixeira, disse ao site Pay-TV que a ideia agora é concentrar esforços na praça de São Paulo e admite ter perdido assinantes desde o ano passado. Estrategicamente, isso está na contramão de todas as demais do setor, que focam na TV por satélite para fora dos grandes centros.

Enquanto isso, seu maior concorrente, o grupo mexicano América Móvil, divulgou esta semana o balanço do ano até agora, só com números positivos. A receita com TV paga subiu 22% no segundo trimestre, e a de celular, 17,8%. O trio formado por Embratel (telefonia fixa e TV por satélite), Net (cabo, telefone fixo e banda larga) e Claro (TV e celular) cumpre assim o que foi determinado por Carlos Slim, principal acionista do grupo, de buscar a liderança em todos esses segmentos. Para isso, falta definir apenas como se dará, na prática, a integração entre as três empresas, prevista para este ano (todos os assinantes teriam uma conta única e ganhariam benefícios para utilizar os quatro serviços).

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • A tecnologia contratada pela Oi é de última geração, e uma das mais avançadas em termos de transmissão via satélite. Com o lançamento, novos serviços na área de pay-per-view e interatividade vão passar a ser oferecidos. Um novo set-top box (decodificador) será lançado pela Oi TV para a recepção do sinal, ampliando a capacidade de interação dos assinantes com o serviço.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago