Categories: Uncategorized

HiSense agora é a dona da Sharp

 

Nem Samsung, nem Foxconn: a nova proprietária da Sharp, uma das marcas mundiais mais identificadas com o produto TV (ainda), é a chinesa HiSense. O negócio foi confirmado nesta segunda-feira. Os chineses pagarão US$ 23,7 milhões pela fábrica da Sharp no México, que abastece os EUA e toda a América Latina, e também pelo uso da marca em todo o continente; Europa e Ásia, por enquanto, continuam em poder da Sharp Corporation.

Já tínhamos comentado aqui sobre as tratativas do grupo japonês com a Samsung e a Foxconn. Ambos tinham interesse em assumir a marca, mas não chegaram a um acordo. A crise que começou em 2008 fez várias vítimas na indústria eletrônica japonesa – sem falar que o tsunami de 2011 abalou mais ainda o mercado local. Nos últimos anos, a Sharp teve que buscar empréstimos junto a bancos de vários países, mas agora o fôlego parece ter acabado. O grupo, no entanto, continua forte no Japão e em alguns países europeus, com suas copiadoras e eletrodomésticos.

Já o HiSense é um dos grupos eletrônicos que mais vêm crescendo e está hoje entre os três maiores da China. Até pouco tempo atrás, apenas fabricava para outros, mas nos últimos anos tem conseguido colocar sua marca em diversos países. Seu maior objetivo, claro, é uma presença mais forte nos EUA. Teve destaque na IFA 2014 (vejam este vídeo) e agora, talvez usando a marca Sharp, deve crescer mais ainda.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

4 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago