Hisense

 

Nem Samsung, nem Foxconn: a nova proprietária da Sharp, uma das marcas mundiais mais identificadas com o produto TV (ainda), é a chinesa HiSense. O negócio foi confirmado nesta segunda-feira. Os chineses pagarão US$ 23,7 milhões pela fábrica da Sharp no México, que abastece os EUA e toda a América Latina, e também pelo uso da marca em todo o continente; Europa e Ásia, por enquanto, continuam em poder da Sharp Corporation.

Já tínhamos comentado aqui sobre as tratativas do grupo japonês com a Samsung e a Foxconn. Ambos tinham interesse em assumir a marca, mas não chegaram a um acordo. A crise que começou em 2008 fez várias vítimas na indústria eletrônica japonesa – sem falar que o tsunami de 2011 abalou mais ainda o mercado local. Nos últimos anos, a Sharp teve que buscar empréstimos junto a bancos de vários países, mas agora o fôlego parece ter acabado. O grupo, no entanto, continua forte no Japão e em alguns países europeus, com suas copiadoras e eletrodomésticos.

Já o HiSense é um dos grupos eletrônicos que mais vêm crescendo e está hoje entre os três maiores da China. Até pouco tempo atrás, apenas fabricava para outros, mas nos últimos anos tem conseguido colocar sua marca em diversos países. Seu maior objetivo, claro, é uma presença mais forte nos EUA. Teve destaque na IFA 2014 (vejam este vídeo) e agora, talvez usando a marca Sharp, deve crescer mais ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *