Categories: Uncategorized

Projetos: como fazer tudo funcionar?

Aproveitando a deixa da automação, recomendo a leitura deste artigo, traduzido no site da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial). Foi escrito por Helen M. Heneveld, especialista em segurança de redes, e tem tudo a ver com o atual momento do mercado. A autora se dirige aos fabricantes de produtos para automação, clamando para que resolvam a questão da INTEROPERABILIDADE. Esse verdadeiro palavrão é o que dificulta a adoção dos sistemas automatizados por um número maior de pessoas.

De fato, é incrível, mas o mercado conhecido como ‘home automation’ existe há mais de 25 anos e já conta mais de 160 diferentes protocolos de comunicação!!! Assim como há regras no trânsito, nas empresas, nos condomínios etc., Heneveld acha que também deveria haver para os fabricantes de equipamentos e desenvolvedores de softwares e aplicativos. Seria muito mais lógico e produtivo que os milhares de produtos lançados obedecessem a um critério de interação, mínimo que seja, proporcionando que mais consumidores fossem beneficiados.

Ela menciona um evento chamado Techomex, que propõe justamente uma convergência desses segmentos no sentido de tornar os produtos “interoperáveis” e, portanto, mais fáceis de instalar e de usar. Uma de suas frases resume o pensamento: “Não podemos educar os clientes para serem interoperáveis. Por isso, devemos ter produtos que o sejam”.

Que os deuses da indústria eletrônica a ouçam. 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago