Categories: Uncategorized

NET/Claro também entra na automação

Nos EUA, já se tornou comum as operadoras de telecom e TV paga oferecerem serviços adicionais aos assinantes. É uma tendência natural, já apontada por vários especialistas, considerando que essas prestadoras já estão “dentro” das residências. Fica muito mais fácil aproveitar a estrutura existente para agregar recursos de automação e segurança, por exemplo. Agora, a NET/Claro se torna a primeira no Brasil a lançar esquema semelhante, inicialmente apenas para clientes de São Paulo e Rio de Janeiro com bons planos de banda larga.

A operadora acaba de lançar o Smarthome, um pacote de serviços que pode ser expandido aos poucos, conforme o usuário e sua família descobrem as novas possibilidades. Conversei a respeito com Marcos Dyodi, diretor de marketing da empresa, que vem pesquisando esse segmento há anos, ele mesmo um entusiasta dessas inovações. “Já consigo monitorar o dia a dia do meu cachorro pelo celular”, cita ele, como exemplo. “Nossa ideia é desmistificar a tecnologia, mostrando ao cliente como ficou fácil acionar os recursos”.

Para entrar nessa área, a NET/Claro foi buscar a plataforma da americana alarm.com, que já atua no Brasil. Segundo Dyodi, a partir de um cadastramento prévio a operadora se encarrega de toda a instalação e configuração. O usuário pode escolher entre dois kits, sendo que o mais básico inclui central de controle, sensor de presença e sensor de porta ou janela; se quiser, pode solicitar mais sensores ou câmeras de segurança, pagando uma mensalidade (hoje, são R$ 99) adicionada à fatura normal de banda larga (NET Vírtua). Mais detalhes aqui.

Como dissemos, essa é uma tendência internacional. Nos EUA, por exemplo, as operadoras se apoiam nos serviços de empresas especializadas para prestar o atendimento na casa do assinante; e essa é uma possibilidade também aqui, já que os recursos de expansão (monitoramento, iluminação, controle de energia) praticamente não têm limites. Só a NET tem hoje cerca de 10 milhões de clientes, enquanto a Claro, com sua rede celular, atinge aproximadamente 50 milhões, segundo a consultoria Teleco.

Se 10% desse contingente se convencerem dos benefícios, já teremos um imenso mercado.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • gostei muito do site e do conteudo, espero estar acessando a mais novidades..

  • Oi pessoal
    Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês.
    Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado ;)

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

5 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago