No segmento de home theater, a grande notícia mundial da semana (pelo menos até agora) é a compra da Onkyo/Pioneer pelo grupo californiano Sound United. Já falamos desse grupo aqui, dois anos atrás, quando adquiriu a D+M Holdings, dona das marcas Denon e Marantz. Juntas, estas duas devem representar algo em torno de 50% do mercado mundial de receivers AV. Pois agora o Sound United dá um passo ainda maior, ao assumir o controle da divisão de áudio da Onkyo Corporation, que, por sua vez, anos atrás havia incorporado a Pioneer, como relatamos neste post.
Vejam quantas marcas de peso estão citadas nesse parágrafo. Poderíamos acrescentar Polk Audio e Boston Acoustics, também pertencentes ao Sound United, que ainda é dono das caixas Definitive Technology e dos processadores Classé. Somando tudo, torna-se o maior fabricante de equipamentos de áudio/vídeo, embora boa parte desses produtos seja “made in China”.
Conversei com Blair Tripodi, diretor do grupo, na época da compra da D+M, e sua estratégia pareceu focada no longo prazo, o que agora se confirma. O nome desse jogo é capilaridade, o que pode ser traduzido por ter produtos para todos os tipos de consumidor e distribuídos da forma mais horizontal possível. Dificilmente você vai entrar numa loja de eletrônicos nos EUA e não encontrar uma dessas marcas (pelo menos uma).
No Brasil, claro, a conversa tem de ser diferente. As marcas se dividem entre vários distribuidores, que arcam com os custos de importação e entrega às revendas especializadas – coisas que, na época, Tripodi me disse não pretender mudar. Apenas para ilustrar, vejam como se dividem agora no Brasil as marcas do Sound United:
Onkyo e Polk Audio – Disac
Integra e Classé – Som Maior
Denon e Definitive Technology – Chiave
Marantz e Boston Acoustics – Impel
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A Onkyo não tinha sido comprada por um grupo chinês?
Não, Valdeir, pertence à mesma família (Ohtsuki) que fundou a empresa em 1946. Abs.
Seria a Sound United a Legrand do audio?
Interesante. Resta agora os distribuidores aqui do Brasil rever as situações e tentar não lucrar tanto em uma aparelho, por EX: um rceiver denon 8500, custar o valor de um automóvel.
Uma tendencia de mercado é grandes Grupos se formarem para otimização do mapeamento comercial e turbinar a competitividade entre gigantes.
O questionável neste evento é que ninguém vende galinha dos ovos de ouro.
Por isto sempre digo, politicas comerciais alinhadas e igualitárias entre canais do mesmo perfil, integradas com pós venda Hi quality, preservam a continuidade e produção dos ovos de ouro.