Categories: Uncategorized

Não me perturbe. Mesmo!!!

Entrou no ar nesta terça-feira o site naomeperturbe.com.br, iniciativa das principais operadoras de telecom do país que atende a uma determinação da Anatel, feita em junho. A ideia é que os consumidores cadastrem no site seus números de telefone caso queiram bloquear chamadas de telemarketing originadas pelas prestadoras. O grupo promete que não haverá mais ligações indesejadas 30 dias após o registro do número pelo dono da linha.

Fazem parte as operadoras Claro/NET, Sky, Telefonica/Vivo, Tim, Oi, Nextel, Algar e Sercomtel. Vale lembrar que algo desse tipo já foi tentado no passado pela própria Anatel, mas parece que as empresas não aceitaram as regras; eu e muitos amigos cadastramos nossos números no Procon e nem por isso deixamos de receber as irritantes ligações. Agora, são as próprias operadoras que se comprometem a não ligar. Só não foi informado se haverá alguma punição para quem descumprir o acordo.

Uma das dificuldades é que, com a digitalização, você pode hoje receber chamadas de qualquer parte do mundo. Um suposto vendedor pode ligar oferecendo produtos desta ou daquela operadora – e geralmente o fazem nos momentos mais inconvenientes. Para cortar custos, muitas delas terceirizam os serviços de telemarketing, o que, aliás, é feito também por bancos, empresas de cartão de crédito etc. Será um desafio e tanto fazer cumprir a nova regra.

Importante: o bloqueio vale apenas para chamadas das empresas citadas, que respondem por 32% do telemarketing atualmente, segundo a Anatel, que informou ter registrado nada menos que 620 mil pedidos de bloqueio somente até as 17h desta terça. O consumidor continua à mercê de outros segmentos; no caso dos bancos, por exemplo, seria necessário o Banco Central criar um “nãomeperturbe” do setor financeiro. Mas talvez seja sonhar demais.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Eu mesmo resolvi isso usando a função "não perturbe" do meu celular que só toca quando a ligação é originada de número da minha lista de contatos. Já no moribundo telefone fixo, a o som de chamada fica no "mute" o tempo todo.

  • Agora tem-se que fazer o Não Perturbe 2, para bancos e financeiras que insistem ligar e empurrar serviços e empréstimos não desejados...A falta de punição faz com que de tempos em tempos remendos como esse sejam criados!

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago