Business Bureau (BB) é o nome de uma empresa de pesquisas sobre mídia e entretenimento baseada na Argentina e com escritórios em vários países latino-americanos (e também nos EUA). É deles a mais recente pesquisa sobre o mercado de video-on-demand no Brasil, um segmento que não é propriamente iniciante (o Now, da Claro, já completou oito anos), mas que agora, com mais concorrentes, vai se transformando numa fonte atraente de entretenimento.
Um fator que impulsiona essa tendência, diz o estudo da BB, é o chamado live streaming, a oferta crescente de canais ao vivo nas plataformas VoD. O assinante está se acostumando a ver seus canais preferidos não apenas na tela de TV, mas em qualquer dispositivo com acesso a banda larga. Sem dúvida, é um grande diferencial em relação aos serviços de streaming, e a grande porta de saída dos canais pagos para enfrentar a concorrência de Netflix e cia.
O campeão do Live Streaming é justamente o Now, com 78 canais e, portanto, a maior variedade de conteúdos (só o Now Kids oferece 12 canais). Vivo Play vem atrás com 58, ficando Sky e Oi por enquanto bem longe (12 e 9 canais, respectivamente).
Não por acaso, o Now lidera também a lista de títulos oferecidos: 64.597 no total, e contando. Mas notem que as duas plataformas da Globo (Globoplay e Globosat Play), que provavelmente irão se fundir logo logo, já somam mais de 63 mil títulos, tendendo a ultrapassar o Now. Não se sabe se Netflix (3o colocado) e Amazon Prime Video (7o) terão condições para alcançar os líderes, mas uma coisa é certa: se essa pesquisa for refeita no ano que vem, deverá incluir AppleTV+ e Disney+, os novos entrantes no mercado.
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