Categories: Uncategorized

B&W pode ser comprada pela Sound United


Notícia que agitou os bastidores da indústria no fim de semana: a californiana Sound United – dona de marcas como Denon, Marantz e PolkAudio – está em negociações para a compra de ninguém menos que a inglesa Bowers & Wilkins, verdadeiro ícone do áudio mundial. As conversas ainda estão em fase inicial, mas as chances são grandes. O grupo Sound United (vejam aqui) pertence ao fundo de investimentos Charlesbank, muito forte no mercado norte-americano, abrangendo extensa gama de setores (seguros, alimentos, indústria, infraestrutura, finanças).

“Estamos ansiosos para fechar essa transação”, comentou numa entrevista o CEO do Sound United, Kevin Duffy. “Nosso negócio é levar entretenimento ao mundo através do som, e B&W  é uma das marcas de maior prestígio por sua avançada engenharia acústica e design icônico”. Já o CEO da B&W, Geoff Edwards, distribuiu um comunicado dizendo que o negócio pode ser “transformador para as duas marcas, permitindo-nos focar naquilo que fazemos melhor – construir as mais refinadas caixas acústicas”.

No mesmo comunicado, Edwards explica que, se as negociações avançarem, o Sound United irá adquirir todos os contratos de licenciamento e distribuição da Bowers & Wilkins, mas que isso não afetará a atual linha de produtos nem as operações internacionais. Vale lembrar que, em 2016, a B&W deixou de ser “puramente” inglesa ao ser incorporada pela startup, também californiana, Eva Automation (vejam aqui). No ano passado, saiu o primeiro produto dessa parceria, a linha de áudio sem fio Formation

Só que, em fevereiro último, alguma coisa aconteceu entre as diretorias das duas empresas: um novo CEO (Gregory Lee) foi nomeado para a Eva, e David Duggins assumiu como “diretor independente” da Bowers. Apesar dos anúncios oficiais de que a Eva continua dando suporte financeiro aos ingleses, a aproximação com o Sound United pode estar indicando que não.

E também não custa ressalvar que, no final do ano, foi cancelada a anunciada compra da japonesa Onkyo pelo Sound United. Nas próximas semanas, deveremos ter a confirmação se a B&W muda mesmo de mãos ou não. 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

2 dias ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

3 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago