Categories: Uncategorized

Google aposta na casa inteligente

Em evento virtual esta semana, desenvolvedores do Google foram informados de que a automação residencial é a grande aposta da empresa para colocar seu assistente de voz dentro das residências. Perdendo terreno nas vendas avulsas de aparelhos, setor em que é praticamente impossível bater o Alexa, executivos do Google buscam se aproximar dos devs com o conceito Smart Home

Quando se fala em desenvolvedores, nesse caso, é preciso pensar em nomes como Crestron, Savant, Control4, Lutron, Legrand, Belkin, Sonos, Philips, Logitech, Netgear, Z-Wave e tantas outras que disputam o mercado de automação. E também em Samsung, LG, Sony, TCL, Panasonic, Marantz, Onkyo, Denon, Harman, B&W, Yamaha… No evento Smart Home Summit, representantes dessas e de outras centenas de empresas receberam sinal verde para usar novos recursos Google em seus produtos. Em abril, eles já haviam sido informados sobre o SHED (Smart Home for Entertainment Device), um conjunto de APIs que visa tornar o Google Assistente onipresente pelo mundo afora.

API (Application Programming Interface) é um pacote de softwares e ferramentas fundamentais para quem desenvolve aplicativos. Com o tal SHED, a promessa é de que o usuário poderá controlar vários de seus aparelhos por voz a partir de sua TV ou celular, algo que muitos já interpretam como “a morte do controle remoto”. A nova versão do Android, que sai em setembro, já terá recursos caminhando para isso.

Fabricantes de TVs Android (atualmente no Brasil, TCL e Sony) poderão incluir tais inovações em seus novos modelos. Mas também os fabricantes de receivers, caixas acústicas, eletrodomésticos e outros aparelhos que quiserem integrá-los à automação.

A propósito, temos acompanhado de perto a evolução desse segmento através do hot site Smart Home. Com as pessoas passando mais tempo em casa, tudo indica que teremos uma expansão do setor. E os assistentes virtuais são parte integrante da popularização dos sistemas smart. 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago