Categories: Uncategorized

TVs 4K já são 50% do mercado

Na semana passada, a TCL – que recentemente adquiriu o controle de 80% do grupo Semp, consolidando a joint-venture Semp TCL – anunciou o início das vendas no Brasil de seus TVs mais avançados até agora. São os modelos QLED 4K C715 e 8K X915 (foto), além de mais um 4K (P715) com painel LED-LCD. Com esses lançamentos, a empresa procura se posicionar definitivamente no segmento premium do mercado, até porque vem crescendo de forma consistente em vendas – já assumiu o segundo lugar no país, considerando todas as categorias de TVs.

Como já explicamos tempos atrás (vejam aqui), a TCL tem planos ambiciosos para o Brasil,  independente das incertezas econômicas. O grupo chinês é forte na Ásia também em celulares, ar-condicionado e linha branca, e aos poucos vai explorando esses setores por aqui. Mas TVs são produtos que chamam mais atenção. E, como quase todos os fabricantes atualmente, a TCL nem fala mais em Full-HD: todos os novos lançamentos são 4K, categoria que já representa mais de 50% do mercado brasileiro.

Um diferencial de suas TVs QLED, em comparação com as da Samsung, é a soundbar Onkyo Dolby Atmos já acoplada ao painel. Em 2018, a empresa já tinha lançado uma QLED 4K de 85″ desse tipo (vejam o teste que fizemos na época), mas o custo alto assustou os usuários. Agora, além do preço mais acessível (R$ 5.679 à vista no modelo 4K de 65″), foi montado um amplo esquema promocional com a rede Fast Shop, que está expondo as novas TVs em 57 de suas lojas espalhadas pelo país. 

Além da soundbar, a TV TCL 8K traz outros dois recursos interessantes: hands-free, que dispensa o controle remoto, utilizando um microfone embutido frontal para comandos de voz a partir do sofá; e uma câmera pop-up retrátil, pensada para estes tempos de videoconferências, podendo ser usada com aplicativo da própria TV ou com smartphone de qualquer marca.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

5 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago