Categories: Uncategorized

Black Friday = sinal de alerta

Se todos os anos é grande a lista de problemas nas promoções da Black Friday (tanto que alguns preferem dizer “black fraude”), desta vez o risco é mais sério. Os atrasos, mau atendimento, entregas erradas e cobranças indevidas que aconteceram ao longo de todo o ano devido à pandemia tendem a se acentuar a partir de agora. Mais do que nunca vale o aviso que demos aqui em 2019: cuidado com as armadilhas!

Como comentamos em agosto, o e-commerce cresceu tanto que acabou surpreendendo até os administradores das lojas virtuais. Ninguém, nem a todo-poderosa Amazon, estava preparado para a avalanche de pedidos de pessoas que tiveram que se confinar em casa por meses. A infraestrutura logística do país, já insuficiente, acabou sucumbindo, problema que só aumentou com a semiparalização dos Correios. Para completar, veio a praga do market place, em que os donos dos sites virtuais não se responsabilizam pelas entregas nem pela qualidade dos produtos vendidos.

Quem estiver planejando compras online daqui até o Natal deve, portanto, redobrar as precauções. No caso específico de TVs, um dos produtos mais procurados, assim como de caixas acústicas e equipamentos de som, o ideal é fazer a compra em loja física, embora isso envolva, claro, riscos para a saúde – a menos que alguém acredite que a COVID está controlada.  

A edição de novembro da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, que chega às bancas e aos assinantes esta semana, traz como destaque uma reportagem sobre as melhores TVs da temporada em tamanhos a partir de 55″. São modelos 4K e 8K das principais marcas, competindo entre os painéis OLED, QLED, NanoCell e LED convencional. O Guia dos TVs 4K, que criamos em 2018 e vem sendo periodicamente atualizado, traz 130 modelos – outros serão acrescentados nos próximos dias.

A sugestão é usar o Guia e a edição da revista como pontos de partida para as pesquisas online e depois ver os TVs funcionando ao vivo (e em cores, claro) na loja. Na sequência, fechar a compra e já levar o produto para casa, sem depender da loja para a entrega. Ou então comprar online e ficar na torcida para que chegue antes do Natal. 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago