Categories: Uncategorized

Velhas marcas de volta

 

 

Recentemente, comentamos aqui sobre a volta da Polyvox, marca ícone do áudio brasileiro nos anos 1970/80. Também há pouco tempo, tivemos o relançamento da Marantz (através da distribuidora Disac), referência em áudio de qualidade há quase 70 anos. E agora outra distribuidora, a Audiogene, traz de volta a canadense Paradigm, que até a década passada esteve entre as principais no segmento de caixas acústicas e nos últimos anos não teve distribuição regular.

É interessante observar esses ciclos das marcas no mercado de áudio e vídeo. No início deste ano, a celebrada Bose retirou-se do Brasil após debater-se durante anos com a falta de um distribuidor fixo, o que sem dúvida contribui para “queimar” a imagem de qualquer marca. KEF, Pioneer, JVC e Tannoy são outros exemplos – entre tantos – de marcas que fizeram sucesso por algum tempo e acabaram perdendo espaço pela falta de um esquema confiável de distribuição e suporte.

O que nos remete, em época de Black Friday, à questão do comércio informal de eletrônicos no país. Se antes os produtos eram trazidos “na mala” do Paraguai, Miami, Panamá etc., hoje a própria internet se encarrega do serviço. São dezenas de lojas virtuais com ofertas de caixas acústicas, receivers, amplificadores, projetores e diversos outros itens, importados sabe-se lá como, em que o comprador assume todo o risco (da entrega e da qualidade do produto), já que não terá a quem reclamar depois.

Será que as marcas comercializadas hoje dessa forma vão durar muito tempo no mercado?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago