Categories: Uncategorized

A volta da Toshiba, agora em novas mãos

Uma das boas notícias da semana foi a volta ao mercado da Toshiba, marca japonesa que havia deixado o país em 2016 após 40 anos de associação com a Semp; esta hoje pertence à chinesa TCL. Curiosamente, a marca retorna poucos meses após a saída de outra japonesa tradicional, a Sony, que encerrou suas atividades no segmento consumer no final de 2020.

Na verdade, a marca Toshiba (na foto, um modelo lançado este ano na Europa) nem é mais da Toshiba Corporation, que em 2017 vendeu sua divisão de áudio e vídeo à chinesa Hisense. E esta vinha há alguns anos sondando o mercado brasileiro, que, pelo tamanho, continua sendo atraente. O interesse casou bem com a estratégia da brasileira Multilaser, que cresceu muito nos últimos anos produzindo eletroeletrônicos e itens de informática em parceria com grandes marcas internacionais.

Fundada em 1969, a Hisense é hoje líder em TVs na China e está entre as quatro maiores do mundo. Graças a um acordo com a Sharp (que depois foi desfeito), conseguiu entrar no concorrido mercado americano, onde hoje também ocupa lugar de destaque, inclusive distribuindo a própria Toshiba. “A marca Toshiba ainda está na memória do consumidor brasileiro, apesar desse período fora do mercado”, diz o vice-presidente da Multilaser, André Poroger.

Para a Multilaser, essa é uma ótima oportunidade de disputar uma faixa mais alta de consumidores. A empresa já produz seus próprios TVs – entre cerca de 5 mil itens, que saem de suas fábricas em Manaus e Extrema (MG) para mais de 40 mil pontos de venda, segundo Poroger – e deve continuar com eles, voltados a um público que busca tecnologia mais acessível. Mas, com a Toshiba, chegam modelos mais avançados e com design mais atraente, quem sabe para conquistar os consumidores que ficaram órfãos da Sony.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Se conseguirem realmente entregar a qualidade e resistência de uma SONY é uma marca a ser pensada ...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago