Orlandobarrozo.blog.br

Tecnologia para tudo (e para todos)

A volta da Toshiba, agora em novas mãos

7 de maio de 2021

Uma das boas notícias da semana foi a volta ao mercado da Toshiba, marca japonesa que havia deixado o país em 2016 após 40 anos de associação com a Semp; esta hoje pertence à chinesa TCL. Curiosamente, a marca retorna poucos meses após a saída de outra japonesa tradicional, a Sony, que encerrou suas atividades no segmento consumer no final de 2020.

Na verdade, a marca Toshiba (na foto, um modelo lançado este ano na Europa) nem é mais da Toshiba Corporation, que em 2017 vendeu sua divisão de áudio e vídeo à chinesa Hisense. E esta vinha há alguns anos sondando o mercado brasileiro, que, pelo tamanho, continua sendo atraente. O interesse casou bem com a estratégia da brasileira Multilaser, que cresceu muito nos últimos anos produzindo eletroeletrônicos e itens de informática em parceria com grandes marcas internacionais.

Fundada em 1969, a Hisense é hoje líder em TVs na China e está entre as quatro maiores do mundo. Graças a um acordo com a Sharp (que depois foi desfeito), conseguiu entrar no concorrido mercado americano, onde hoje também ocupa lugar de destaque, inclusive distribuindo a própria Toshiba. “A marca Toshiba ainda está na memória do consumidor brasileiro, apesar desse período fora do mercado”, diz o vice-presidente da Multilaser, André Poroger.

Para a Multilaser, essa é uma ótima oportunidade de disputar uma faixa mais alta de consumidores. A empresa já produz seus próprios TVs – entre cerca de 5 mil itens, que saem de suas fábricas em Manaus e Extrema (MG) para mais de 40 mil pontos de venda, segundo Poroger – e deve continuar com eles, voltados a um público que busca tecnologia mais acessível. Mas, com a Toshiba, chegam modelos mais avançados e com design mais atraente, quem sabe para conquistar os consumidores que ficaram órfãos da Sony.

Um comentario para “A volta da Toshiba, agora em novas mãos”

  1. Fábio José disse:

    Se conseguirem realmente entregar a qualidade e resistência de uma SONY é uma marca a ser pensada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *