Entre diversas inovações preparadas para este ano, a Samsung apresentou nesta terça-feira detalhes sobre as novas linhas de TVs e soundbars. A empresa refirmou seu foco nas TVs Neo QLED e
Microled, em resolução 4K e 8K, apesar das notícias sobre a nova
QD-OLED, não mencionada no evento. Mas o que me parece mais interessante são os recursos de áudio para ampliar a sensação de envolvimento em filmes, games e outros conteúdos.
Nas novas TVs top de linha, como a Neo QLED 8K QN900B, o áudio será Dolby Atmos com a possibilidade de até 22 canais integrando a TV a uma das soundbars sem fio que serão lançadas ao longo do ano. Segundo a Samsung, foi aperfeiçoada a tecnologia
Q-Symphony (já existente na linha 2021) que sincroniza o áudio dos dois aparelhos – só que agora sem necessidade da conexão HDMI eARC.
Quanto à qualidade de imagem, técnicos da Samsung destacam o novo processador Neural Quantum 8K, capaz de executar ajustes ainda mais refinados. Um deles é o chamado “mapeamento de contraste”, ampliado de 12-bit para 14-bit, o que, diz a empresa, aumenta em quatro vezes a percepção de profundidade nas cenas.
Há ainda o Real Depth Enhancer (algo como “aperfeiçoamento real de profundidade”), que pela descrição é algo engenhoso: o processador detecta a posição do objeto na cena e consegue aumentar sua nitidez e contraste sem interferir na imagem de fundo. Nos modelos 2021, esse ajuste já existia mas era feito de uma só vez, sobre toda a imagem. Essa capacidade de alterar individualmente detalhes de um objeto, se confirmada, será realmente um grande avanço.
Outro está no controle da luz emitida pelo
backlight Miniled utilizado nas TVs Neo QLED. A Samsung anunciou uma tecnologia chamada
Shape-adaptive Light Control (“controle adaptativo da forma da luz”), que analisa contornos, texturas e formas dos objetos para reforçar a iluminação nos pontos necessários.
Orlando BarrozoOrlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.