Entre diversas inovações preparadas para este ano, a Samsung apresentou nesta terça-feira detalhes sobre as novas linhas de TVs e soundbars. A empresa refirmou seu foco nas TVs Neo QLED e Microled, em resolução 4K e 8K, apesar das notícias sobre a nova QD-OLED, não mencionada no evento. Mas o que me parece mais interessante são os recursos de áudio para ampliar a sensação de envolvimento em filmes, games e outros conteúdos.
Nas novas TVs top de linha, como a Neo QLED 8K QN900B, o áudio será Dolby Atmos com a possibilidade de até 22 canais integrando a TV a uma das soundbars sem fio que serão lançadas ao longo do ano. Segundo a Samsung, foi aperfeiçoada a tecnologia Q-Symphony (já existente na linha 2021) que sincroniza o áudio dos dois aparelhos – só que agora sem necessidade da conexão HDMI eARC.
Quanto à qualidade de imagem, técnicos da Samsung destacam o novo processador Neural Quantum 8K, capaz de executar ajustes ainda mais refinados. Um deles é o chamado “mapeamento de contraste”, ampliado de 12-bit para 14-bit, o que, diz a empresa, aumenta em quatro vezes a percepção de profundidade nas cenas.
Há ainda o Real Depth Enhancer (algo como “aperfeiçoamento real de profundidade”), que pela descrição é algo engenhoso: o processador detecta a posição do objeto na cena e consegue aumentar sua nitidez e contraste sem interferir na imagem de fundo. Nos modelos 2021, esse ajuste já existia mas era feito de uma só vez, sobre toda a imagem. Essa capacidade de alterar individualmente detalhes de um objeto, se confirmada, será realmente um grande avanço.
Outro está no controle da luz emitida pelo backlight Miniled utilizado nas TVs Neo QLED. A Samsung anunciou uma tecnologia chamada Shape-adaptive Light Control (“controle adaptativo da forma da luz”), que analisa contornos, texturas e formas dos objetos para reforçar a iluminação nos pontos necessários.
Nos próximos meses, com a confirmação dos lançamentos para o mercado brasileiro, vamos dissecar melhor essas e outras inovações. A propósito, vale a pena conferir neste vídeo o teste que fizemos da TV Neo QLED 8K lançada em 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *