Em janeiro, por ocasião da CES, comentávamos aqui sobre os painéis MiniLED, que foram talvez a maior novidade do evento. Falávamos também da polêmica em torno da sigla QNED, adotada inicialmente pela Samsung e agora pela LG. Pois ambos os acrônimos estão agora disponíveis para o consumidor brasileiro.

Em maio, a Samsung lançou as TVs Neo QLED, que utilizam painel de pontos quânticos com backlight MiniLED, inovação que acabamos de testar para a revista HOME THEATER & CASA DIGITAL e que realmente traz benefícios em termos de contraste, sendo este o parâmetro mais importante ao se analisar TVs em geral.

Esta semana, foi a LG quem apresentou suas novas linhas de TVs para o mercado brasileiro, destacando os QNED em resoluções 4K e 8K. Num vídeo de apresentação, a empresa explicou que “Q” vem de Quantum Dots, os tão falados pontos quânticos que aumentam a luminosidade do painel; e “N” se refere às nanopartículas do painel NanoCell que a empresa já comercializa desde 2018.

Com QNED, temos então uma espécie de “sanduíche”, com três componentes como mostra a figura acima: backlight (MiniLED), Quantum Dots e NanoCell, todos sobrepostos ao painel de cristais líquidos (LCD), que é onde se forma a imagem. Ainda teremos que testar um desses aparelhos para saber o resultado.

O que fica claro desses lançamentos todos é que a indústria descobriu uma forma de aperfeiçoar a imagem do LCD. Os backlights MiniLED possuem uma quantidade muito maior de leds, divididos em blocos (zonas) controlados pelo processador da TV. Este tem a propriedade de dimerizar os blocos de luz conforme a exigência de cada cena. Se for um processador eficiente, os ganhos serão evidentes.

4 thoughts on “MiniLEDs são a nova bola da vez

  1. Olá Senhor Orlado Barrozo .

    Como sempre primeiramente parabenizo o Senhor pela matéria e todo o conhecimento .

    As novidades em tecnologia não param e no meu entender estas Empresas procuram mostrar aos clientes que com estas ou aquelas siglas criadas ,vão seguindo ao lado das novidades com o objetivo de evoluir ou digamos tentar ter um TV com tal tecnologia que supere a OLED .
    Eu por ter já visto em funcionamento um televisor OLED não posso falar de outra tecnologia quanto a qualidade de imagem . Estou para comprar um novo televisor seja Oled ou não e eu sempre me espelho nas colocações do Senhor e também do Alex dos Santos em matérias no site como também na revista Home theater . Não tenho pressa quando a esta minha nova aquisição e estou de olho neste site e espero contar com sua opinião ou seu apoio para que possa me orientar melhor mas meu principal objetivo quanto falo em televisor é a ” qualidade de imagem ” !! Qual televisor irei comprar Oled ou …. ? Se não tem nada que os impedem de falar que fiquem a vontade e eu agradeço .

    JOSÉ CARLOS
    COLATINA ES

  2. Olá, José Carlos. Mais uma vez obrigado pelos elogios. De fato, as TVs OLED continuam sendo imbatíveis nos quesitos contraste e profundidade das cores, mas temos notado que as LCDs com painel de pontos quânticos (QLED) vêm melhorando de forma significativa. Vale a pena procurar uma loja com show-room adequado e pedir demonstrações de ambas (com os mesmos conteúdos) para que você mesmo forme sua opinião. As novas Neo QLED da Samsung também nos impressionaram e estão chegando as QLED Evo e as QNED, da LG, que esperamos poder testar em breve. Abs. Orlando

  3. Boa tarde Senhor Orlando .

    Não tem o que agradecer e cabe a mim sim e sempre elogiar o trabalho de sua pessoa e demais da equipe técnica .
    Como afirmei não estou com pressa e vou aguardar os demais televisores como acima citou passar por testes ou seja prefiro me basear nas comparações e avaliações deste profissionais e ai sim decidir a minha compra mas sem precipitação por minha parte . Aguardo os Senhores profissionais com novas informações quanto as outras tecnologias utilizada nos televisores .
    Mais uma vez o meu muito obrigado Orlando . Sou grato !!
    Atenciosamente.
    JOSÉ CARLOS
    COLATINA ES

  4. Olá, prezado Orlando,
    As evoluções deste segmento se fortalece em uma intersecção tecnológica que envolve imagem, som e conectividade, sabemos que o aperfeiçoamento das tecnologias se aproxima a cada ano de uma completa orquestra. Toda essa harmonia não seria possível, sem a evolução dos processadores de dados, é tão forte este núcleo ou cérebro de um televisor, que já estão faltando esses componentes para as montadoras de carros, ou seja, hoje os televisores competem com os carros que usa os chips, dos chamados computadores abordos.
    As sopinhas de letras não significam nada, o que prevalecem são os chips!
    Abs.
    Dinaldo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *