Categories: Uncategorized

Lojas de discos: lembra como era?

Corro o risco de ser chamado de jurássico, mas não sou eu quem está dizendo; saiu no site da Bowers&Wilkins, talvez a marca de áudio mais cultuada e respeitada (duas qualidades que nem sempre andam juntas…) do mundo: o mercado mundial de vinil vai muito bem, obrigado. Pode não faturar tanto quanto gostariam as gravadoras, mas alimenta uma infinidade de selos independentes em países como EUA, Inglaterra, Austrália e Japão.

Sabiam que existe um Record Store Day? Ou melhor, dois: um é comemorado em abril e outro em novembro, este pegando carona na Black Friday. Na data combinada, acontecem eventos em diversas cidades promovendo a venda de discos e até com a participação de artistas famosos. Metallica, Bob Dylan, Foo Fighters e R.E.M. foram alguns que já deram as caras desde 2007, quando o evento foi lançado na Califórnia; este ano, a estrela foi Taylor Swift (vejam os detalhes aqui).

2022, por sinal, marca os 40 anos do lançamento do Compact Disc, mídia que – dizia-se na época – iria “matar” o vinil. Hoje, o que se vê é exatamente o oposto: os velhos bolachões, após um banho de tecnologia que resultou em prensagens melhores (digitais), geraram receitas da ordem de US$ 15 bilhões em 2021, um aumento de 22% sobre 2020. Os números vêm crescendo todos os anos, desde 2006. Já os CDs ficaram com “míseros” US$ 584 milhões (números da RIAA (Recording Industry Association of America), valor que é menor a cada ano.

40 anos depois, CD agora é coisa de velho

No site da B&W, há diversos depoimentos de donos de lojas americanos, ingleses e australianos comemorando o fato de, finalmente, terem conseguido unir a paixão pela música com um negócio que, embora não os torne milionários, é mais rentável do que era 15 anos atrás. E não se trata apenas de vender discos. Em cidades como Phoenix (Arizona), Melbourne (Austrália), Bournemouth (Inglaterra) e Edimburgo (Escócia), formaram-se verdadeiras comunidades em torno das lojas. Algumas montaram pubs onde a galera se reúne para beber ouvindo e conversando sobre música. Outras criaram livrarias temáticas, camisetas ilustradas com capas de discos, posters, exposições e leilões de itens de colecionador.

O mais incrível é que esse revival não se limita a velhos nostálgicos dos tempos em que o vinil reinava absoluto (quando não havia outra mídia para música). As novas gerações formam a maioria dos participantes desses encontros, e isso inclui jovens que, no dia a dia, não largam seus fones de ouvido e suas playlists do Spotify. Para eles, CD sim é que virou coisa de velho.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Tenho muitas saudades dos tempos do vinil de 40, 50 anos atrás quando a gente entrava na loja de discos da "HiFi" do Shopping Iguatemi, era muita diversão. A gente passava horas olhando e escolhendo entre centenas de banda de rock e depois desfilava com o "bolachão" debaixo do braço. E como dizia a música... "velhos tempos belos dias".

  • Olá, Orlando.

    A venda de CDs teve um certo crescimento em 2021 nos Estados Unidos após 17 anos de declínio!

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

2 dias ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

4 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago