Categories: Uncategorized

Um viva às lojas especializadas

 

Nunca será demais ressaltar o trabalho dos lojistas especializados para a difusão da tecnologia. Em países como EUA, Austrália e Inglaterra, esses profissionais – muitas vezes empreendedores-solo – são celebrados e paparicados pela indústria em geral, inclusive com prêmios e grandes eventos. Aqui, infelizmente, há raros casos.
Duas semanas atrás, a Harman do Brasil anunciou o lançamento de uma edição especial da icônica caixa acústica JBL L100, original de 1970, e o local escolhido foi a loja Raul Duarte, em São Paulo. Para quem não sabe, essa loja é a mais antiga em atividade no país; foi fundada em 1947 com o nome de seu fundador, e hoje é administrada por suas netas Eliana, Fernanda e Patricia Duarte.

A Harman teve a feliz ideia de combinar o fato de a RD ser um tradicional ponto de encontro dos fãs do áudio hi-fi (e, portanto, ideal para demonstrar a L100) com uma data histórica: foi em 1946 que James Bullough Lansing fundou a empresa com suas iniciais no nome (JBL). Ou seja, as duas – JBL e RD – vêm caminhando em paralelo há mais de 70 anos.

A L100 marcou época nos anos 70, tanto pela qualidade sonora quanto pelo design diferenciado e a incrível durabilidade – é a caixa mais vendida até hoje no mundo. A nova versão mantém o design, mas, claro, atualiza a parte interna com componentes de última geração. Está sendo lançada em edição limitada, e pode ser apreciada numa visita à Raul Duarte.

Por sinal, a tradicional loja paulistana fechou também parceria com a Samsung para exibir numa de suas salas a celebrada TV The Wall, que comentamos aqui. Trata-se de um painel de leds inorgânicos (MicroLED) que pode ser montado em diversos tamanhos e formatos; o painel é composto por blocos de leds que emitem a própria luz. Para quem tiver curiosidade de ver suas imagens espetaculares, é só marcar um horário na RD.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Excelente esse lançamento e a escolha da Loja Raul Duarte, pois premia alguém desse país que ainda valoriza algo raro e descontinuado que é o áudio e de qualidade. Vejo que esse hobby ficou relegado aos"+velhos", pois a juventude não teve o prazer de avaliar equipamentos e com qualidade. Parabéns a iniciativa.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

4 dias ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

5 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

2 semanas ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago