Categories: Uncategorized

Netflix, 20% mais barato

 

 

R$ 18,90: é quanto você vai pagar mensalmente ao Netflix para ver filmes e séries interrompidos por anúncios publicitários. O novo esquema começa no dia 3 de novembro, comunicou a empresa nesta quinta-feira. Além do Brasil, outros 11 países terão acesso à novidade, antecipada aqui em julho.

Para uma empresa que vem liderando o mercado de streaming desde que surgiu, e com preços mais altos que a concorrência, a decisão tem grande simbolismo. A assinatura básica atual no Brasil é de R$ 25,90 (Prime Video custa hoje R$ 14,90; Apple TV+, R$ 9,90), e quem quiser poderá solicitar a mudança para o plano novo.

Além de ter de assistir a anúncios no meio dos filmes e séries (num total de até 5 minutos por hora, em segmentos de 15 ou 30 segundos), o assinante desse plano não poderá fazer download de nenhum conteúdo.

Outro inconveniente é que nem todo o catálogo da Netflix estará disponível na nova modalidade: muitos têm restrições de licenciamento. Mas uma vantagem é que o plano básico atual oferece apenas conteúdos na resolução SD (480p), enquanto o novo (com anúncios) sobe para HD (720p).

Anunciantes fazem fila

Com seus cerca de 218 milhões de assinantes espalhados pelo mundo, não espanta que haja filas de anunciantes querendo entrar nesse bolo. Em parceria com a Microsoft, a Netflix criou diversos formatos para inserir anúncios segundo país e gênero de cada filme ou série. Um anunciante pode, por exemplo, solicitar que seu vídeo não entre em conteúdos de sexo, violência etc.

Por último, mas não menos importante: a Netflix garante que os dados coletados dos assinantes só serão utilizados para melhorar o desempenho da plataforma. Não serão vendidos nem compartilhados no mercado. Será?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago