Categories: Uncategorized

CES confirma a força dos games na TV

 

 

 

Em post de maio último, comentávamos aqui como a popularidade dos videogames estava influenciando as estratégias dos fabricantes de TVs no Brasil. Proporcionalmente, os brasileiros estão entre os maiores consumidores dessa mania mundial, como pode atestar qualquer pessoa que tenha filhos com menos de 18 anos; aliás, muitos pais até incentivam crianças e adolescentes a se viciarem, mas essa é outra história.

Já há uns três anos temos observado que os sites dos fabricantes, ao apresentarem seus TVs, dão maior destaque aos recursos para games. Na CES que se encerrou no último fim de semana em Las Vegas, esse fenômeno se confirmou. Ao falar de seus produtos, a maioria dos executivos realçava detalhes como taxa de renovação de tela (120Hz ou até 144Hz), baixa latência e ajustes de imagem automáticos para quem vai jogar.

E assunto não faltou. A LG, por exemplo, exibiu suas novas TVs OLED – como o modelo G3, da foto acima – com um filtro polarizador aplicado sobre a tela para ressaltar brilho e cores. Também foram demonstrados displays OLED flexíveis que, no futuro, deverão abrir um enorme campo para games de todos os tipos.

Já a chinesa TCL apresentou o Game Accelerator VRR, que pela descrição torna mais rápida e precisa a interação entre o console e a TV; VRR (Variable Refresh Rate) é o recurso que faz a “aceleração” na maioria dos TVs hoje à venda. A novidade é que a versão da TCL atua em modelos com taxa nativa de 120Hz e de 240Hz.

Por sua vez, a Samsung aposta numa nova linha de monitores Neo QLED de tela curva (Odyssey Neo G9), o maior deles com 57″ (ao lado), 240Hz, resolução 8K e formato ultrawide (32:9). Na CES, mostrou ainda monitores OLED (G9) que já vêm com acesso a Netflix, Prime e YouTube, ou seja, na prática são TVs. E também apresentou a atualização de seu Gaming Hub, ampliando a plataforma de games online com o Luna, serviço recém-lançado pela Amazon. Esse recurso estará presente também na maioria das TVs Samsung 2023.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago