Categories: Uncategorized

Samsung, enfim, adere à tecnologia OLED

Entre os diversos produtos exibidos na CES 2023, que está se encerrando hoje em Las Vegas, poucos deverão ter o impacto comercial das novas TVs Samsung QD-OLED. Lançada timidamente na edição 2022 apenas em 55″ e 65″ (vejam aqui), essa tecnologia amadurece visivelmente, puxada pelos altos investimentos da gigante coreana – e também da rival LG, além de uma série de fabricantes chinesas – no aperfeiçoamento dos painéis OLED.

Como já explicamos neste post, QD-OLED é uma combinação do painel de leds orgânicos, que dispensa backlight, com a película de pontos quânticos, mais conhecida pela sigla QLED. Até o ano passado, a Samsung resistia a entrar no segmento OLED alegando que os painéis utilizados pela concorrente LG eram do tipo WOLED, de baixa qualidade. Não foi o que disse o mercado: especialistas de vários países confirmaram o que vimos em nossos testes práticos, em que as TVs OLED quase sempre apresentaram desempenho superior.

Após várias idas e vindas, a Samsung tomou a decisão, em 2021, de construir uma fábrica totalmente dedicada à produção de painéis orgânicos (aqui, os detalhes). A diferença é que não utiliza o subpixel branco (WOLED = White OLED), mas um LED RGB “puro”, o que, segundo a empresa, oferece enormes ganhos na qualidade da imagem. Por ser, desde 2017, proprietária da tecnologia QD (pontos quânticos), a Samsung conseguiu juntar as duas para produzir, na nova fábrica, as TVs QD-OLED.

Detalhe sutil, mas muito significativo: a empresa desistiu de usar a marca “QD-OLED”, adotando apenas “OLED” na linha de TVs exibida na CES 2023, em tamanhos que começam em 34″ e vão até 77″ (foto acima). Está sendo um dos produtos mais elogiados do evento, graças a avanços como HyperEfficient Emitting Layer, uma camada extra de polímero ultrassensível que dobra a luminosidade de cada pixel; e o algoritmo IntelliSense, que atua sobre cada led em tempo real.

Claro, teremos que ver na prática o desempenho dessas TVs quando chegarem ao mercado, provavelmente no segundo semestre. Mas já se pode afirmar que a mudança na estratégia da Samsung representa um tremendo “up” na evolução da tecnologia OLED, um campo em que a LG até agora lutava praticamente sozinha.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Possuo, desde 2012, uma belíssima TV de Plasma PANASONIC 65VT50b, com uma imagem ainda magnífica com ótimo brilho para um plasma, com som poderoso, além do nível de preto e contraste irretocáveis, e com a vantagem ainda do 3D, que nenhum televisor possui hoje. Porém, devo admitir que agora no quesito qualidade absoluta de imagem o futuro pertence mesmo às telas OLED, cada vez melhores em tudo. Pena que não aparece nenhuma com 3D, afinal possuo mais de 60 Blu-Rays nesse formato. Fazer o que, né? "Chorei..."

  • Olá Walter Andrade Carneiro .

    Fiquei muito feliz ao ler seu comentário .
    Eu sou um apaixonado pelos televisores da marca Panasonic e que infelizmente deixou o mercado Brasileiro pois o meu sonho era ter um OLED da marca . Quando falamos em qualidade de imagem temos que citar e lembrar do plasma da Panasonic . Eu também amigo Walter tenho o orgulho de dizer que tenho comigo em minha sala de cinema o magnifico TELEVISOR PLASMA VT60 de 65 POLEGADAS 3D e este meu TV é um dos últimos lançamentos do Plasma no Japão .
    Me recordo em que assisti a muitos anos um pronunciamento do Engenheiro da Panasonic quando afirmou que o Plasma não teria mais como evoluir com o objetivo de chegar a resolução em 4k e por isso chegou ao fim .
    Este nosso TV tem um contraste em que considero o verdadeiro preto carvão e o branco verdadeira Neve e cores de fazer inveja a qualquer outra marca de televisor e como uso o meu plasma em minha sala de cinema totalmente escura a imagem é vista de forma muito ao natural . Qualquer pessoa que aqui marca presença fica encantado com a qualidade de imagem do Plasma !!Hoje sim a tecnologia OLED na minha modesta opinião é a única que barra o plasma da Panasonic em qualidade de imagem e sei que a minha próxima compra será o OLED e como vc também sou categórico em dizer que não usarei mais meus Blu rays em 3D .
    Como vc também sou um colecionador de filmes com mais de mil DVDs todos originais e mais de 600 blu rays todos originais pois amo muito áudio e vídeo com qualidade de imagem e som . Fico triste e choro também quando lembro que o meu próximo televisor OLED não virá com a tecnologia 3D .
    Um forte abraço amigo Walter Andrade Carneiro .

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago