Já está à venda no site americano da Amazon (embora ainda com o aviso “temporariamente fora de estoque”) a primeira TV com a marca da gigante do e-commerce. A Fire TV Omni QLED, de 65″ (foto), tem preço inicial de US$ 799 e entrega prevista para final de outubro. O painel é fornecido pela Samsung.
Vem com os principais recursos das TVs top de linha atuais, como conexão HDMI 2.1, Alexa integrado (não há necessidade de controle manual) e sensor de luminosidade ambiente (para ajustar automaticamente o nível de brilho). Inclui ainda a função Ambient Experience, equivalente ao Modo Ambiente encontrado nas TVs Samsung.
Mais interessante é a adoção dos chamados ajustes Advanced HDR: Dolby Vision IQ e HDR10+ Adaptative. Quando o filme ou série vem identificado com um desses dois padrões, o algoritmo da TV consegue fazer a regulagem quadro a quadro, calibrando brilho, contraste e cores conforme a cena. Esse recurso já existe, mas só nas TVs de ponta, e a meu é um dos grandes avanços dos últimos anos.
Impossível saber neste momento que impacto o lançamento da Fire TV Omni terá sobre o mercado de TVs como um todo; no Brasil, praticamente nenhum, já que o aparelho não está à venda na amazon.com.br. Até que ponto uma rede varejista online tem o poder de convencer o consumidor a adotar sua marca num produto de alto valor agregado como é uma TV 4K de 65″?
Só teremos condições de responder daqui a alguns meses – ou anos.